O que é o EBITDA
O EBITDA (sigla da expressão inglesa “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization“, que traduzido literalmente para o português significa: “Lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações”), também designado por cash-flow operacional, é um indicador económico-financeiro que procura avaliar a capacidade da empresa em auto-financiar novos investimentos e fazer face aos encargos com a dívida, através da sua actividade operacional. Da mesma forma, permite avaliar o potencial de uma empresa ainda jovem ou que tenha passado recentemente por um processo de reestruturação, na medida em que permite conhecer o montante libertado pela actividade operacional antes deste ser sujeito aos impostos e aos encargos associados ao financiamento.
Por outro lado, ao expurgar dos resultados os impostos, os valores que dependem directamente das políticas de investimento e das opções de financiamento e os custos que não representam movimento financeiro e que dependem de políticas contabilísticas internas (amortizações e outros ajustamentos de valor de activos), este indicador é também o mais adequado para avaliar o desempenho da empresa e para o comparar com outras empresas de dimensão e características semelhantes.
Limitações do EBITDA
De referir, contudo, que este indicador utilizado isoladamente pode originar conclusões enganadoras na medida em que o diagnóstico à saúde económica e financeira da empresa se encontra incompleto. De facto, ao expurgar os resultados dos encargos de financiamento e dos encargos com impostos, não se tem uma perspectiva completa do cash-flow e, portanto, da capacidade da empresa auto-financiar novos investimentos. Por outro lado, as amortizações e ajustamentos do valor dos activos podem ser opções num dado momento mas não podem ser adiáveis eternamente pelo que é necessário reflectir nos resultados os seus efeitos de forma a conhecer a saúde financeira da empresa.
Fórmula de cálculo:
O cálculo do EBITDA é efetuado expurgando dos resultados as amortizações e outros ajustamentos efetuados a ativos, os encargos financiamento e os impostos sobre os lucros.
(+) Resultados Líquidos (+) Amortizações e Outros Ajustamentos (+) Encargos Financeiros de Financiamento (+) Impostos sobre os Lucros ----------------------------------------- (=) EBITDA
Utilizações possíveis do EBITDA
Assim definido, o EBITDA ou Cash-Flow Operacional representa a capacidade da empresa libertar capital para financiar:
- CAPEX (isto é, novos investimentos em capital fixo)
- Investimentos em Fundo de Maneio
- Pagamento de impostos
- Pagamento de encargos com a dívida
- Abatimento da dívida e/ou acumulação de liquidez
- Remuneração dos accionistas através de distribuição de dividendos