Conceito de Análise de Viabilidade
Uma Análise de Viabilidade (ou Estudo de Viabilidade) consiste num estudo técnico de cariz financeiro que procura determinar as possibilidades de sucesso económico e financeiro de um determinado projecto, seja ele um projecto de investimento, o lançamento de um novo produto, a entrada num novo mercado ou um projecto de reestruturação organizacional. Através deste estudo são efectuadas previsões dos proveitos e dos custos gerados pelo projecto e calculados diversos indicadores de viabilidade, baseados na avaliação dos fluxos de tesouraria gerados, entre os quais a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), o Valor Actual Líquido (VAL) e o Prazo de Recuperação do Investimentos (PRI) ou Payback Period.
Naturalmente que, ao basear-se em dados previsionais, qualquer estudo de viabilidade envolve um elevado grau de incerteza. De forma a limitar os efeitos dessa incerteza e avaliar a robustez dos resultados do projecto poderá também ser efectuada uma análise de sensibilidade, na qual são testados diversos cenários mais e menos pessimistas e mais e menos optimistas.
As análises de viabilidade são necessárias para apoiar na tomada de decisões dos gestores (as suas conclusões podem determinar a realização ou não de um determinado investimento, por exemplo), mas também podem ser requeridas pelos diferentes financiadores da empresa e do projecto tais como accionistas, bancos, instituições gestoras de programas de apoio, entre outras. Por outro lado, o próprio processo de execução das análises de viabilidade obrigam à execução de trabalhos de planeamento com todas as vantagens daí decorrentes.