Qual a origem do nome Brasil?
O Brasil já teve oito nomes antes de ser chamado assim. O primeiro deles foi Pindorama, dado pelos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses na região. Em 1500, recebeu o nome de lha de Vera Cruz; em 1501 foi à vez de Terra nova. No mesmo ano recebeu o nome de Terra dos Papagaios; em 1503 mudou para Terra de Vera Cruz, depois para Terra de Santa Cruz. Em 1505 foi à vez de Terra Santa Cruz do Brasil. Terra do Brasil em 1505 e finalmente Brasil, nome que permaneceu desde 1527.
Existe uma versão oficial que atribui a origem do nome Brasil à presença abundante no país da madeira caesalpinia echinata, conhecida popularmente por pau-brasil. Os indígenas chamavam a madeira de ibirapitanga ou arabutã, cujo significado é ‘madeira vermelha’- que era usada comumente em suas pinturas corporais e faciais. Da madeira do pau-brasil extraía-se da casca do tronco, uma resina avermelhada muito utilizada no tingimento de tecidos. A cor vermelha brasa, deu origem também à expressão ‘brasileiros’.
Na obra ‘ O Brasil na Lenda e na Cartografia antigas ‘ de Gustavo Barroso (1941) já havia referências a uma ilha mítica descrita como Hy Brazil desde o século IX. Nesse tempo, a ‘ilha do Brasil ‘ ou ‘ilha de São Brandão’ povoava a imaginação e a cartografia europeias como sendo uma das ‘ilhas movediças’ que sumiam maliciosamente no horizonte, todas as vezes que os navegadores se aproximavam dela. Hy Brazil também ficou conhecida como ‘ilha da Bem- aventurança’, já que da etimologia celta, bress e do inglês, bless, essa ilha seria abençoada. A ilha de acordo com o mapa de Cantino estava mais à Oeste, ultrapassando a própria Índia.
Brasileiros ou Brasilienses?
Para Barroso não existiram dúvidas de que os homens do século XV, ao darem à nova terra o nome de ‘ Brasil’, referiam-se a antiga e lendária ilha de Hy Brazil-localizada em meio às névoas do Mar Tenebroso (Oceano Atlântico), registrados nos mapas da época. Entretanto, na historiografia e no cotidiano acabou prevalecendo uma visão mais simplista, que apenas associou a nova Terra à prática dos marinheiros que traficavam a madeira rubra no litoral brasileiro.
O pau-brasil não teria então dado origem a Terra Brasilis, ou Brasil – mas pode sim ter batizado o seu povo. Em uma possível resignificação dos nomes: brasileiros seriam aqueles que traficaram o pau de tinta, enquanto os nascidos no Brasil, seriam por fim chamados de brasilienses.
References:
MELLO E SOUZA, Laura de. O nome do Brasil IN: Revista de História 146 SP: USP 2001 (p .60-86)
CARDIM, Fernão.Tratados da terra e gente do Brasil SP: Companhia Editora Nacional, 1978