O transiberiano diz respeito a uma linha ferroviária russa que se estende da capital, Moscovo, até à cidade portuária de Vladivostok, no leste do país, abrangendo oito fusos horários. Com uma extensão de 9288 quilómetros, a linha férrea mais longa do mundo revestiu-se de grande importância para a história económica e militar do Império Russo e, posteriormente, da União Soviética. Embora o transiberiano tenha sido idealizado e construído para servir vários propósitos práticos, hoje em dia, para milhares de turistas oriundos dos quatro cantos do mundo, a rota do transiberiano é um sonho a concretizar, a viagem de uma vida.
Concebida pelo czar Alexandre II (1818-1881), mas supervisionada pelo seu filho, o czar Alexandre III (1845-1894), a linha ferroviária do transiberiano começou a ser construída em 1891 com o intuito de apenas transportar bens e mercadorias. A partir da rota original, que parte de Moscovo em direção a Vladivostok, passando por Nizhny Novgorod, Yekaterinburg, Omsk, Novosibirsk e Irkutsk, relativamente perto do lago Baikal, rapidamente novas ramificações foram pensadas e elaboradas.
Neste sentido, em 1903, a União Soviética obteve o aval da China para construir a linha transmanchuriana, que partilha parte do percurso do transiberiano e, depois, segue o seu curso até Pequim.
Mais tarde, em 1947, foi ainda construída a rota do transmongoliano, a qual também partilha parte do percurso com a do transiberiano até Ulan-Ude para, depois, atravessar a Mongólia até Ulan Bator e, finalmente, terminar o seu percurso na capital da República Popular da China. Esta última rota é aquela que, sem dúvida, proporciona uma experiência mais profunda aos viajantes, na medida em que estes contactam com três culturas diferentes e paisagens únicas.
De 1974 a 1989 foi construída uma rota alternativa, a designada Baikal-Amur, que, partilhando também parte do percurso com o transiberiano e atravessando zonas mais inusitadas, segue, posteriormente, um pouco mais em direção ao norte da Rússia.
O orçamento gasto nesta singular obra de engenharia rondou os 1450 mil milhões de rublos.
References:
https://www.britannica.com/topic/Trans-Siberian-Railroad