Mafra

Apresentação da Vila e Concelho de Mafra

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Mafra
Classificação: Vila/Lugar

População: 11.151 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 38°56’16.1″N 9°19’34.1″W
País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra
Freguesia: Mafra

….

Mafra é uma vila portuguesa e sede de freguesia e de concelho, ambos com a mesma designação da localidade, pertencente ao distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa. A vila possuía em 2011, de acordo com os Censos realizados nesse mesmo ano, uma população residente de 11.151 pessoas, enquanto o concelho possuía, também de acordo com os Censos de 2011, um total de 76.685 pessoas residentes. A Vila de Mafra está localizada a cerca de 40 km a norte de Lisboa e a apenas cerca de 9 km da Ericeira.

Após a reorganização administrativa realizada em 2013, o concelho passou a albergar 11 freguesias, nomeadamente:

  • Azueira e Sobral da Abelheira
  • Carvoeira
  • Encarnação
  • Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário
  • Ericeira
  • Igreja Nova e Cheleiros
  • Mafra
  • Malveira e São Miguel de Alcainça
  • Milharado
  • Santo Isidoro
  • Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés

Relativamente à freguesia de Mafra, a mesma possui 21 localidades, incluindo a própria vila de Mafra, onde viviam em 2011, de acordo com os Censos do INE, um total de 17.986 pessoas. Pertencem à dita freguesia de Mafra as seguintes localidades: Achada, Barreiralva, Caeiros, Casal da Serra, Gonçalvinhas, Longo da Vila, Mafra, Monte Godel, Murgeira, Paz, Poço da Serra, Póvoa de Baixo, Póvoa de Cima, Quintal, Sobreiro, Zambujal, Montesouros, Mortais, Picanceira de Cima, Arrebenta, Paúl.

História de Mafra e do seu Concelho

A criação da vila de Mafra remonta ao período medieval, tendo-lhe sido atribuído um foral pelo rei D. Manuel no ando de 1513. Embora reconhecida, a vila permaneceria ainda assim de pequenas dimensões durante largos anos, possuindo pouco mais de uma centena de habitantes, e ainda menor número de habitações. Foi apenas em 1717, com o início da construção do Palácio Nacional de Mafra, que a vila começou a crescer, com a chegada de centenas de trabalhadores e respetivas famílias, que se instalaram nos arredores do terreno de construção do Palácio-Convento, aumentando consideravelmente as dimensões da vila.

Atualmente, Mafra é uma vila bastante desenvolvida e que possui diversas infraestruturas sociais e económicas (escolas, creches, centros de saúde, autoestradas, entre outros), que contribuem para a fixação da população na zona. Além disso, a vila de Mafra é um dos principais pontos turísticos da denominada zona Oeste de Portugal, o que se deve em grande parte ao Palácio Nacional de Mafra, monumento celebrizado na obra “Memorial do Convento”, de José Saramago, e que atrai milhares de visitantes anualmente; além deste, também a Tapada de Mafra é um dos pontos de destaque da vila, e que atrai diversos visitantes. É de destacar ainda a gastronomia local, com destaque para o reconhecido pão de Mafra, um pão de grandes dimensões, cozido em forno de lenha, muito popular em Portugal, e que celebrizou ainda mais o nome da vila.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

885 Visualizações 1 Total
885 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.