Apresentação da localidade de Freineda
FICHA DA LOCALIDADELocalidade: Freineda População: 238 habitantes (Censos 2011) |
….
Freineda é uma aldeia e sede de freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho de Almeida, distrito da Guarda. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Freineda era nesse ano de 238 pessoas. A freguesia é constituída apenas pela própria localidade de Freineda, e ocupa um território de 2880 ha.
Localizada num planalto sobranceiro ao rio Côa, a uma altitude de 770 metros, Freineda dista cerca de 20 km a Almeida, sede do concelho a que pertence, e é circundada pelas localidades de Malhada Sorda (6 Kms), Castelo Bom (5 Kms), Castelo Mendo (5 Kms), Poço Velho (5 Kms), Vilar Formoso (6 Kms) e Aldeia de São Sebastião (2Kms).
Além da estrada nacional EN 332 e da estrada municipal EM 567, Freineda é servida também pelo caminho de ferro (‘Lugar da Estação’), onde passa a linha que liga a Guarda a Vilar Formoso e que estabelece ligações com todos os comboios regionais, inter-regionais e intercidades com ligação internacional.
Relativamente ao seu nome da aldeia (Freinedo, derivado de Fresnedas), não existe consenso quanto à sua origem: enquanto uns relacionam o nome Freinedo com ‘Freixo’, designação de uma árvore encontrada frequentemente nas margens dos ribeiros, outros defendem que a sua origem seja ‘Freis Nedas’, uma congregação de frades que terá existido na região.
…
História da Localidade
A existência de uma grande necrópole próximo da localidade, com mais de 100 sepulturas antropomórficas, comprova a presença humana em Freineda desde a antiguidade. Infelizmente, a construção da linha de caminho de ferro no último quartel do séc. XIX levou à destruição desta necrópole. Ainda assim, é possível observar três dessas sepulturas em Freineda Gare, das quais duas e adultos e uma de criança.
É possível também que nas proximidades da atual localidade, mais concretamente em Cabeço do Picoto, tenha existido uma Villa ou Castro Romano. De facto, ainda hoje é possível encontrar alguns vestígios de uma fortificação aí construída no séc. XVII durante as Guerras da Restauração, a qual poderá ter sido construída a partir de um antigo Castro Romano existente no mesmo local.
Freineda teve também grande importância no período das Invasões Francesas pois foi nesta localidade que o Duque de Wellington instalou o seu quartel general entre os meses de Novembro de 1812 a Maio de 1813. Ainda hoje é possível observar o edifício no qual esteve instalado o dito quartel, edifício que se encontra muito bem preservado.
Depois da presença de Wellington na localidade, Freineda viveu um período de grande desenvolvimento económico e social. A comprová-lo está a passagem da localidade a vigaria independente da de Castelo Bom e seu termo em 1870. Mais tarde, a passagem da linha de caminho de ferro pela localidade e a instalação de uma fábrica de moagem (inicialmente junto ao Rio Côa e depois no povoado), trouxe também grande desenvolvimento e prosperidade, principalmente durante a primeira metade do séc. XX.
Contudo, e à semelhança do ocorrido um pouco por toda a região, a partir dos anos 60 e 70 do séc. XX, Freineda sofreu fortemente com o fenómeno da emigração e com a fuga da população para as grandes cidades, levando a uma forte perda demográfica. Ainda assim, a sua população continua a manter vivas muitas das tradições, destacando-se a realização de diversas festas e romarias, merecendo especial referência a festa de Santa Eufémia, realizada todos os anos nos dias 14, 15 e 16 de Setembro.
Património Arquitetónico
Freineda encontra-se muito bem preservada, com diversos edifícios de interesse e merecedores de visita. Os principais destaques vão para a Igreja Matriz, localizada no centro da aldeia, e para o edifício onde esteve instalado o quartel general de Wellington. Mas além destes, existem muitos outros edifícios e locais de interesse turísticos, entre os quais:
- Igreja Matriz – Monumento de razoáveis dimensões, totalmente construído em pedra e localizado no centro da povoação. Contígua à Igreja está a sua Torre Sineira, uma torre de grandes proporções e de grande beleza.
- Casa Brasonada – Esta casa pertencente à família dos “Garcias”, foi quartel general do Duque de Wellington, comandante-chefe do exército luso-britânico, desde Novembro de 1812 até Maio de 1813, aquando das invasões francesas. O edifício, recentemente em obras de restauro, conserva a traça original. Fica situado no Largo da Praça, em frente à Igreja Matriz.
- Capelas – Capela de Santa Eufémia (ermida situada no Largo de St.ª Eufémia, onde se ergue também, a capelinha de Nossa Senhora de Lurdes); Capela de Santa Bárbara (situada no largo de St.ª Bárbara, é dedicada à protectora nas trovoadas); Capela de Santo Antão (Situada no lugar de Santo Antão, esta capela é dedicada ao protector dos animais); Capela de Santo Cristo (Situada no lugar de Santo Cristo, e qu serve habitualmente de casa mortuária) e; Capela de Santo Isidro (Situada no lugar da Estação, é dedicada a St.º Isidro, patrono dos agricultores).
- Chafarizes e Fontes – Chafariz de Santo Antão, Chafariz da Charca e Fonte de Santo Antão.
- Cruzeiro – Localizado no Largo de Santa Bárbara, próximo da capela com o mesmo nome e do Centro de Dia/Lar da Freguesia.
- Alpendres: Situados no recinto de Santa Eufémia, são um monumento com uma grande carga histórica. Neles se instalavam, outrora, os vendedores que vinham à feira todos os dias 16 de cada mês, expondo os seus mais variados produtos, desde as “fazendas”, à “roupa feita”, aos ourives, à taberneira, etc. É um conjunto monumental único no concelho, pela sua dimensão e preservação.
- Sepulturas Antropomórficas – Localizadas em frente à Freineda-Gare ou Lugar da Estação, são o que resta de uma grande necrópole, destruída aquando da construção da linha de caminho de ferro.
…
Heráldica
Brasão: escudo de prata, álamo de verde, arrancado do mesmo; em chefe, coroa mariana de azul guarnecida de ouro; campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FREINEDA”.
Bandeira: Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Freineda – Almeida”.
Este artigo faz parte do Portal de Almeida
.
Onde Comer | Onde Dormir |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |
Onde se Divertir | O que Visitar |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |
.
…
Galeria Fotográfica
… | … | … |