Casal da Fonte (Torres Novas)

Apresentação da localidade de Casal da Fonte (Torres Novas): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e natural.

Apresentação da localidade de Casal da Fonte

casal-da-fonte-torres-novas-01.JPG

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Casal da Fonte
Classificação: Aldeia/Lugar
Gentílico: Casalfontense

População: 82 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°34’38.0″N 8°29’25.4″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Torres Novas
Freguesia: Assentiz

….

Casal da Fonte é um lugar da freguesia de Assentiz, concelho de Torres Novas, distrito de Santarém. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente em Casal da Fonte era nesse ano de 82 pessoas.

O seu nome deriva da existência de uma fonte, que durante séculos foi o principal ponto de abastecimento de água das populações da zona. Esta fonte, que atualmente ainda existe mas já muito modificada, fornecia água durante todo o ano, sobretudo para consumo doméstico.

A aldeia é constituída por 4 bairros/casais, nomeadamente: o bairro Casal da Estrada localizado a sul, o bairro Casal Carolino localizado a norte, o bairro Vale Murtal localizado a oeste, e o bairro da Chousa localizado a este. No caso de Casal da Estrada, o seu nome deriva do facto de por ali passar a estrada de Ourém, que nos séculos XVIII e XIX era a principal via de ligação entre Ourém e os portos fluviais de Tancos e da Barquinha.

Localização

A aldeia está localizada ao km 7 da Estrada Nacional 349-3, que liga Torres Novas a Tomar, estrada esta que é também a sua principal via de acesso. Dista cerca de 15 km de Torres Novas e 11 km de Tomar. Outras cidades próximas são Ourém (16 km), Entroncamento (16 km) e Fátima (25 km). Confina com as localidades de Pimenteiras, Moreiras Grandes, Pousos e Vales de Cima.

Economia

A sua economia está ligada sobretudo à exploração agrícola e agro-pecuária de subsistência. Os principais produtos cultivados eram no passado os cereais, os figos, as amêndoas, o azeite, o vinho, as batatas e vários tipos de legumes. Atualmente a agricultura está limitada a pequenas produções destinadas a auto-consumo.

Locais de Interesse

A Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Paz, é o principal edifício público da aldeia e uma das suas principais atrações. A atual igreja, foi inaugurada em 08/12/2963, substituindo a primitiva igreja construída em 1918, sob grande impulso da família Luzio, após o fim da Iª Guerra Mundial e que havia sido dedicada à paz e ao fim da guerra. Desde aí, a igreja vem sido mantida e zelada pelos fiéis de Casal da Fonte e de Pimenteiras, que formam a comunidade da Nossa Senhora da Paz.

Outro local de interesse é naturalmente a fonte construída segundo se pensa nos anos de 1500 e que está na origem do nome da aldeia. A fonte, que atualmente é muito diferente da fonte original, continua a ser um local de visita obrigatória, sobretudo devido ao seu significado histórico.

É também possível visitar a primeira casa da localidade (que juntamente com a fonte originou o nome ‘Casal da Fonte’), que em tempos idos era o centro de uma quinta (casal) dedicada à exploração agrícola de diversos produtos característicos da região, entre os quais os figos e as amêndoas. Apesar do seu estado de degradação merece, tal como no caso da fonte, uma visita dada a sua importância e significado histórico.

Uma referência ainda para a Casa da Sociedade, inaugurada em 01-01-1952, com sede no Casal Carolino, mas que atualmente se encontra em estado de ruína, tendo a sede da associação cultural (hoje com a designação de ‘Associação Cultural e Recreativa de Casal da Fonte’) sido transferida para o Largo da Associação.

Curiosidade Histórica

No âmbito das guerra civil entre os liberais de D. Pedro e os absolutistas de D. Miguel, travou-se uma importante batalha em Asseiceira (Tomar) no ano de 1834. Após a batalha, cujo desfecho foi a vitória das tropas fieis a D. Pedro, os liberais seguem para Torres Novas, Golegã e Santarém, cidade onde se localizava a sede da resistência miguelista. D. Miguel, que vê colocado um ponto final às suas pretensões, é obrigado a fugir e a procurar refúgio em Évora. Contudo, e de acordo com a tradição oral, antes de se refugiar em Évora, e para evitar ser morto pelos exércitos liberais, D. Miguel ter-se-á refugiado durante algum tempo numa casa em Casal da Fonte.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

,.,.

Galeria fotográfica

(envie as suas fotos desta localidade para knoow@gmail.com)

701 Visualizações 1 Total
701 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.