Cardeal da Silva – Bahia/Brasil
Apresentação
Localizado no litoral norte do estado da Bahia/ Brasil, o município de Cardeal da Silva possui uma área de 332 quilómetros e está uma distância da capital baiana de 160 km. Seus limites são as cidades de Esplanada e Entre Rios, sendo os seus habitantes chamados de cardinalenses.
História
Ocupada pelos últimos portugueses que chegaram no Brasil, a cidade de Cardeal da Silva era um povoado pequeno que ficava nas margens do Rio Inhambupe e se chamava Vila Pastora. Não se tem registos precisos da data da sua origem, apenas que durante algum tempo pertenceu ao município vizinho de Entre Rios, se desvinculando deste somente a 30 de julho de 1962, ficando conhecida então como Cardeal da Silva. Esse nome foi atribuído pelo Padre Luís Soares Palmeira, que quis homenagear o Cardeal Da Silva, seu padrinho, que na altura completava 50 anos de sagração episcopal ( dedicação a igreja). O projeto inicial de emancipação da cidade, contava abranger alguns povoados dos município de Entre Rios e Esplanada, porém este foi negado pelas câmaras municipais das cidades envolvidas, o que explica porque Cardeal da Silva só tem limites com duas cidades.
Após mais de 50 anos de emancipação, a cidade sofreu grandes mudanças a nível político, onde há uma rutura de uma hegemonia baseada no coronelismo, ou seja, havia um domínio de alguns grupos no sentido de controlar os eleitores a votar nos candidatos impostos por eles. Contudo, vê-se nos dias atuais, outra dinâmica a nível administrativo, na qual há uma descentralização do poder e uma política voltada para as classes menos privilegiadas.
Demografia
A população da cidade estima-se em 9747 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e estatística).
Economia
Cardeal da Silva tem como principal fonte de renda, a agricultura, a qual abrange grandes fazendas e culturas de eucalipto. O turismo também é forte na cidade, uma vez que são realizadas cavalgadas pela cidade, o que atrai os turistas em busca de entretenimento e diversão. O forró também é uma característica das festividades do município, fazendo das suas festas juninas, nomeadamente o Forró da Chiquinha, sejam sempre animadas.
Hino de Cardeal da Silva
Ó Cardeal que alegria/Tu és a música de bela melodia
Cantando faz teu povo feliz/Ó Cardeal é o povo quem diz!
Aqui se houve os pássaros cantarem/Aqui se houve o sino a tocar
Batendo forte sempre o coração/Orgulhando assim a sua nação
REFRÃO: Ó salve,salve,salve esta cidade
Que dá a seu povo, a tal liberdade!
És esmerosa e grandiosa/Faz teu filho, heroico ser
Seu pôr do sol traz uma paixão/ E a esperança do amanhecer.
Terra querida, és nota mil/Que faz parte do nosso Brasil.
És um lugar muito acolhedor/De um povo nobre e protetor.
REFRÃO: Ó salve, salve, salve esta cidade
Que dá a seu povo a tal liberdade!
Fica a quilómetros da capital/A belíssima cidade Cardeal,
Mas tem orgulho de sempre dizer/Que tem uma gente feliz pra valer.
Tu és esplendorosa e atraente/Faz o seu povo da sua semente.
Que há de brotar para toda nação/Semeando paz, amor e união.
REFRÃO: Ó salve, salve salve esta cidade
Que dá a seu povo a tal liberdade!
Foste uma gloria o teu nascer/Para os teus filhos bem acolher.
E ao saudoso o “Cardeal”/Que deu o seu nome a reconhecer.
Seus habitantes, tão importantes/A cada dia, mais radiantes,
E assim que é, que o povo diz o povo diz/Ó Cardeal seja feliz.
REFRÃO: Ó salve, salve, salve esta cidade
Que dá a seu povo a tal liberdade!