Localidade de Aratuba (Ceará)
Aratuba é uma cidade e sede de município brasileiro localizada no estado do Ceará no nordeste do Brasil, a cerca de 122 km de Fortaleza. De acordo com o Censo Demográfico IBGE, o município possuía em 2010 um total de 11.529 habitantes, distribuídos por uma área territorial de 143km².
Administrativamente é constituída por dois distritos, nomeadamente o distrito sede (Aratuba) e o distrito de Pai João.
Toponímia
O topónimo Aratuba foi formado a partir de dois vocábulos do tupi-guarani designadamente “Ara” que significa pássaro e “Tyba” que significa abundância, o seja, abundância de pássaros.
História do Município
Cerca do ano de 1828, José Antônio Pereira, militar natural de Cascavel, adquiriu umas terras pertencentes à sesmaria do Capitão Mor João de Freitas Araújo, a sul do Maciço de Baturité. No ano seguinte, o seu filho João Pereira, deu inicio à criação de uma propriedade que veio a ser denominada de Coité, referência às árvores que produziam uma baga utilizada no fabrico de cuias. Em 1832 foi construído o primeiro engenho de moer cana, que funcionou até 1865, quando foi substituído por um outro mais moderno.
A formação da povoação (a que foi dada a designação da propriedade: Coité) aconteceu muito lentamente ao longo do séc. XVIII e séc. XIX, numa altura que os jesuítas e outras pessoas de diversas proveniências, principalmente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e pelas condições propícias à produção frutícola, aí se foram fixando.
Em 1890 Coité emancipa-se de Baturité, vindo 9 depois, em 1899, a ser reincorporado. Por volta de 1929 a designação da povoação é alterada para Santos Dumont tendo seu nome novamente trocado para Aratuba em 1944. A emancipação definitiva e a criação do município ocorreu em 1957 quando Aratuba, então distrito de Pacoti, adquiriu sua independência política e sobe à categoria de cidade.
Economia do Município
A principal atividade económica de Aratuba é a produção de hortaliças e frutas, sendo ainda de referir o arroz, a cana do açúcar, milho e feijão. Desenvolve-se também alguma pecuária, nomeadamente bovinos, suínos e aves e alguma indústria agro-alimentar.