Água Branca – Alagoas / Brasil
Apresentação
A cidade de Água Branca está situada no nordeste brasileiro, mais precisamente na Micro-região do sertão de Alagoas.
Demografia
O município de Água Branca fica a uma distância da capital de 304 km e a sua área é de 454719 km2. Sua população segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima-se em 20434 habitantes. Água Branca fica a uma altitude de 570m e o seu clima é semi-árido. Quem nasce na cidade é chamado de agua-branquense.
História
Na época do Brasil como colónia, os portugueses cediam aos agricultores terras para que pudessem plantar e cultivar. Esses agricultores eram chamados de sesmarios, e podiam arrendar terras para outras pessoas. A história de Água Branca começa quando os exploradores de povoações vizinhas arrendavam pedaços de terra aos sesmarios para explorar o local. O principal desbravador da cidade foi o capitão Faustino Vieira Sandes. Antes de tornar-se Água Branca, a cidade foi chamada de Mata Pequena , Matinha de Água Branca, sendo por fim denominada como Água Branca porque a região dispunha de um conjunto de fontes naturais e transparentes, que durante muito tempo abasteceu a cidade. Em 1770 foi construída a primeira igreja em plena mata e hoje chama-se igreja de nossa senhora do rosário. Água Branca possuía cerca de 55 engenhos de cana de açúcar, a qual fabricava para região rapadura, que na altura substituía o açúcar. As moagens da cana começavam em Outubro e terminavam a meados de Fevereiro. Nesta altura, a cidade cheirava a mel. Logo a seguir a produção de rapadura, dava-se inicio ao plantio de feijão e milho que era a base da alimentação do sertanejo.
Economia
A cidade tem grande variedade de arte, realizada através de artesanato. Há diversas formas de artesanato, entre eles estão o artesanato em madeira, em telas, em tecido e em couro. Os trabalhos manuais feitos com materiais de fácil aquisição também são confeccionados, como o caso da porcelana fria, em que os artesãos usam maisena, vaselina, água e tinta de tingir tecidos. Há ainda o artesanato realizado através de produtos naturais, como as plantas da bananeira, o cipó (trata-se de uma planta da família das sarmentosas ou trepadeiras) e o barro.
Locais de interesse
O turismo da cidade gira em torno da sua história, o qual pode-se ver em igrejas, cesarios, as casas das pessoas que influenciaram a cidade, e praças. A cidade possui uma arquitetura com o estilo barroco e colonial. A cultura folclórica da cidade envolve um grupo de são Gonçalo, padre português que inseriu a música e a dança como forma de extrair qualquer perversão de costumes da sua gente. Sendo assim, uma forma de as pessoas interagirem e no final da dança, o padre então pregava sobre sua doutrina cristã.
Hino de Água Branca
Música e letra : Monsenhor Rosevaldo e Caldeira de Souza
Por entre serras altaneiras, Brilho da estrela a contilar
surge nas pragas sertanejas, que as nossas almas chama todos pra te olhar
somos teus filhos, te saudamos
com todo afeto e gratidão, Água Branca te amamos
neste hino de amor e de gratidão
Quantas riquezas deste solo, oh quanto orgulho tu nos dá,
vem nos dizer teu doce colo
és uma luz que a nos inunda e traz a paz
somos teus filhos te saudamos
com todo afeto e gratidão
Água branca, te amamos
neste hino de amor e de gratidão
tua centenária historia
a nós , nos lembra quem tu és, neste pendão cheio de glórias
tuas igrejas, teus sobrados, tua fé
somos teus filhos, te saudamos
com todo afeto e gratidão, Água branca te amamos
neste hino de amor e de gratidão