Abaiara (Ceará)

Localidade de Abaiara (Ceará)

Abaiara é uma cidade e município brasileiro pertencente ao Estado do Ceará, mesorregião Sul Cearense e Microrregião Brejo Santo. De acordo com os censos do IBGE, o município possuía em 2007 uma população total de 10.227 pessoas, distribuídas por uma área de cerca de 180 km2. O município está dividido em dois distritos, um dos quais Abaiara (Sede) e o outro São José.

Tendo em conta a sua localização, no sul dos Estado do Ceará, o clima no município é do tipo tropical quente semi-árido.

Toponímia

A actual designação da localidade, Ababaiaraaiara, vem do tupi e significa homem ilustre ou homem-rei. Antes, a sua denominação era São Pedro, depois D. Pedro II. Por ser uma denominação pouco ao gosto dos seus habitantes, a denominação da localidade é alterada, em 1943, para Abaiara.

História

A história de Abaiara está intimamente ligada com a grande afluência de famílias, em especial portuguesas, aos sertões brasileiros em busca do ouro que se supunha existir em abundância. Esta afluência de pessoas e a doação de sesmarias pela coroa portuguesa permitiu o surgimento de diversos lugarejos e vilas, um dos quais Abaiara que nasce como núcleo urbano em redor de uma fazenda de gado. A sua elevação à categoria de Município deu-se a 25 de Março de 1959.

Economia do município

A economia do município assenta, sobretudo na produção agrícola e agro-pecuária, sendo de destacar o cultivo do algodão herbáceo, da cana-de-açúcar, do milho e feijão e a produção de gado bovino, suíno e de aves.

No caso das indústrias, são de referir apenas duas, uma das quais de produtos minerais não metálicos (mineração do gipso) e uma outra de produtos alimentares.

Hino de Abaiara

Letra: Pe. José Leite Sampaio
Música: Raimundo Gilvan Duarte

No abraço das serras nascestes,
A natureza te ensina a viver:
Sempre fértil, feliz, dadivosa,
Ensinando teu filho a crescer.
Tradição é raiz bem profunda,
Que jamais força alguma erradica,
Com a Fé nas verdades supremas,
Serás sempre mais nobre e mais rica.
Estribilho:
Salve povo, glorioso, imortal,
Sertanejo, herói, varonil,
Construtor, eficaz, denodado,
De Abaiara e do nosso Brasil. (Bis)
Abaiara ó grande senhora,
Como a língua tupi já dizia,
Tens a benção da grande senhora,
Mãe de Deus Coração de Maria.
Tua igreja tão simples tão bela,
Do teu povo a fé viva traduz,
Tua história de paz e de luta,
A vitória teus filhos conduz.
Estribilho
Como é grande este povo tão pobre,
Quanta graça no humilde roceiro:
Que alegria na paz do trabalho,
No aboio do nosso vaqueiro.
Nesta terra o poeta enriquece,
Vê motivos pra se inspirar:
O penacho da cana viçosa,
O coqueiro o gentil farfalhar.
Estribilho
A escola é a grande esperança,
De marcar tua libertação,
Valoriza esta fonte de luz,
Para o brilho da nossa nação.
Abaiara, ó terra bendita,
Oásis fértil do nosso sertão,
Bem unidos queremos servir-te,
De mãos dadas num só coração.

Fotos de Abaiara

Ainda não nos foram enviadas fotos de Abaiara. Se possui fotos de Abaiara (avenidas e praças, monumentos, paisagens, etc.) envie-nos para knoow.net@gmail.com para que possamos publicar. Apenas aceitamos fotografias originais e não fotografias de publicações ou de outros locais na Internet.

1538 Visualizações 1 Total
1538 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.