Apresentação da cidade de León (Nicarágua)
Com uma população residente de cerca de 200 mil pessoas, León (cujo nome completo é León Santiago de los Caballeros) é a segunda maior cidade da Nicarágua, logo depois da sua capital, Manágua. Localizada próximo da costa do Pacífico Norte, León foi capital da Nicarágua durante 300 anos, até 1858, altura em que a sede do Governo foi transferida para Manágua.
Do ponto de vista económico, a cidade tem uma importância vital para o país, localizando-se nela diversas indústrias tais como indústrias de algodão, madeira, agro-alimentar, fertilizantes e inseticidas. Na região destaca-se a produção de algodão e de cana-de-açúcar.
León é também considerada como o principal centro intelectual da Nicarágua, ostentando mesmo o epíteto de ‘cidade universitária. A tal não é alheio o facto de aqui se localizar a mais antiga universidade do país, fundada em 1813, ainda antes da independência do país.
Fruto de uma longa história, León destaca-se ainda pelo vasto património arquitetónico, em especial as numerosas igrejas, muitas delas construídas durante o período colonial. Uma destas igrejas é a ‘Insigne y Real Basílica Catedral de la Asunción de la Bienaventurada Virgen María’ a maior catedral da América Central, construída entre 1746 e 1846.