Origem do Taj Mahal
Taj Mahal é uma construção histórica, um mausoléu localizado em Agra, na Índia. É o monumento mais importante do país e um dos mais famosos do mundo. A UNESCO declarou essa edificação como Patrimônio da Humanidade e, em 2007, o Taj Mahal foi considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
O mausoléu levou 21 anos para ser construído. As obras se iniciaram em 1632 e foram finalizadas apenas em 1653, com o esforço de mais de duas dezenas de milhares de homens. Eles foram trazidos de variadas localidades de países do oriente, sob o comando do imperador Shah Jahan.
Shah Jahan ordenou a construção do Taj Mahal, feito todo de mármore branco, em memória de uma de suas esposas, a favorita, Aryumand Banu Begam. Ela morreu depois de ter dado à luz ao seu décimo quarto filho. O amor de Shah Jahan era tanto que ergueu o mausoléu em cima do túmulo da esposa falecida.
O grande Taj Mahal é visto como a maior prova de amor do mundo. Inscrições do Al Corão estão inscritas em partes do monumento. Ele é repleto de pedras preciosas e semipreciosas, como lápis-lazúli, entre outras. A cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício principal é ladeado por duas mesquitas, além de ser cercado por quatro minaretes.
Acredita-se que o imperador ainda pretendia realizar uma réplica do Taj Mahal, porém em mármore preto. Isso nunca chegou a passar de uma ideia, uma vez que Shah Jahan foi assassinado por um de seus filhos.
Durante o final do século XIX, o Taj Mahal estava completamente deteriorado. Não havia manutenção, além de ter sido arrasado pelos soldados britânicos durante a época da rebelião hindu. Eles removeram todas as pedras preciosas das paredes e dos muros.
O vice-rei britânico da época mandou iniciarem as restaurações do monumento, que foram concluídas em 1908. Ele adicionou ao projeto original algumas modificações, como a inclusão de um candelabro de grandes proporções na câmara interior, inspirado em um objeto semelhante encontrado em uma mesquita em Cairo. Os jardins foram remodelados ao estilo inglês.
Estima-se que tenham sido gastas 50 milhões de rúpias indianas. Na atual cotação monetária, isso seria o equivalente a 500 milhões de dólares estadunidenses. Os valores são baseados no valor de um grama de ouro.
O nome Taj Mahal tem um significado especial, referente à esposa do imperador Shah Jahan. Taj significa Coroa em persa. Mahal é um encurtamento de Mumtaz Mahal, o nome utilizado por Aryumand Banu Begam na corte, que significa “Primeira dama do Palácio”.