Shimokitazawa

Shimokitazawa é uma pequena localidade muito popular entre os mais jovens, artistas e apreciadores de teatro.

Shimokitazawa, apelidada também de “Shimokita” pelos locais, é uma pequena localidade na zona oeste de Tóquio no distrito de Setagaya e muito popular entre os mais jovens, artistas e apreciadores de teatro. Isto deve-se ao ambiente mais descontraído e aos diversos teatros, cafés concerto, bares com musica ao vivo, lojas em segunda mão, exposições de arte e outros locais que celebram a cultura jovem. Devido ao inúmeros becos e ruelas inacessíveis ao trânsito, existe muita movimentação pedonal sem interrupção ou barulhos de automóveis.

shimokita

A vida pacata de Shimokitazawa.

A restrição ao transito e o espírito independente permite que o comercio mais pequeno floresça e sobreviva longe dos grandes nomes do retalho que se centram em zonas de centros comerciais. É também o local onde se encontra o antigo teatro de Honda Gekijo que recebe vários festivais de teatro ao longo do ano. O Tengu-matsuri Festival decorre entre Janeiro e Fevereiro e as pessoas mascaram-se da figura mitológica Tengu com a sua máscara vermelha de nariz comprido. Em Julho decorre o Shimokitazawa Music Festival onde a musica se faz ouvir não apenas em locais para concerto como no meio das ruas. Muitos estudantes escolhem a zona como local de lazer sendo casa de muitas subculturas populares entre os jovens.

A zona tem inúmeros cafés e artigos vintage à venda em lojas de usados. Muitas das lojas combinam diferentes estilos como cafés que vendem discos ou lojas de roupa que também vendem artigos da década de 1970. Esta expressividade é já uma faceta marcada de Shimokitazawa.

O aspecto retro da vizinhança deve-se ao seu passado. Originalmente Shimokitazawa era uma zona de cultivo e foi transformada em zona residencial após o terramoto de Kanto em 1921. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial tornou-se uma zona onde os soldados americanos compravam artigos em segunda mão durante a ocupação no país. Em 1970 com a chegada do movimento hippie a zona ganhou o aspecto mais boémio que ainda hoje mantém.

Em 2004 o distrito de Setagaya lançou um plano de reestruturação de uma grande parte de Shimokitazawa, incluindo a construção de prédios e extensão das ruas principais. Dadas as características únicas das ruas estreitas, becos e intersecções estes planos geraram alguma controvérsia por irem contra o espírito que a zona mantém não apenas para os locais como para os turistas.

417 Visualizações 1 Total
417 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.