Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo é um monumento erguido ao final do século XVIII, na cidade de Berlim, Alemanha.

Portão de Brandemburgo é um dos mais importantes monumentos de Berlim e de toda a Alemanha. Ele nada mais é do que uma antiga porta da cidade, datada do século XVIII. Brandenburger Tor, como é chamado em alemão, se localiza na região ocidental da capital alemã, no cruzamento de duas importantes avenidas: Unter den Linden e Ebertstraße.

Muito próximo da Pariser Platz, o Portão de Brandemburgo é considerado uma entrada monumental para a avenida Unter den Linden, famosa por ter levado, em épocas passadas, ao Palácio da Cidade, residência dos antigos reis da Prússia.

O Portão de Brandemburgo foi uma encomenda de Frederico Guilherme II, rei da Prússia, e planejado e construído por Carl Gotthard Langhans, entre 1788 e 1791. A estrutura tem estilo neoclássico, com doze colunas dóricas, em estilo grego, sendo seis de cada lado do portão. Há cinco aberturas centrais, utilizadas na época de sua construção como estradas. Essa construção possui 26 metros de altura e 65 metros de largura. Em seu topo, sobre o arco, há uma quadriga, uma estátua da deusa grega Irene, deusa da paz.

História do Portão de Brandemburgo

portão de brandemburgo

A história afirma que o Portão de Brandemburgo foi erguido sobre portas já existentes anteriormente. A partir de 1658, após o final da Guerra dos 30 anos, Berlim começou a se expandir. Foi transformada em uma fortaleza, rodeada por muros de grande altura. Onde hoje está Brandenburger Tor, na época foram construídas portas que serviam de entrada para a fortaleza.

Na segunda metade do século posterior, o rei Frederico Guilherme II criou um plano de remodelação e reestruturação da cidade de Berlim, a fim de que ela se tornasse maior e mais esplendorosa. Nesse plano incluia destruir as portas da cidade e erguer outras. O projeto do rei da Prússia sofreu diversos atrasos por variados motivos, no entanto, e a demolição das portas só ocorreu em 1788.

As obras do Portão de Brandemburgo iniciaram-se no ano seguinte, em 1789, e terminaram em 1791. O trânsito foi aberto antes de as esculturas de Johan Gottfried Schadow e a quadriga serem acrescentadas ao portão. Isso ocorreu somente após a inauguração.

Entre as seis colunas gregas passavam cinco estradas, emboras apenas as mais extremas de cada lado estivessem liberadas ao trânsito dos civis. A comitiva real passava sempre pela estrada do meio. O Portão de Brandemburgo foi inaugurado sem qualquer cerimônia solene no dia 6 de agosto de 1791.

A quadriga foi colocada sobre o arco em 1793, contudo não permaneceu lá por muito tempo. Em outubro de 1806, o exército do general Napoleão Bonaparte cruzou o Portão de Brandemburgo e invadiu a cidade de Berlim. Ainda em 1806, ao final daquele ano, em dezembro, Napoleão envia a quadriga para Paris, como símbolo da dominação francesa.

Somente em 1814 a quadriga voltaria para Berlim, após a Batalha de Leipzig, que culminou na derrota de Napoleão Bonaparte. Frederico Guilherme III, então rei da Prússia, acrescentou à quadriga uma cruz de ferro e a águia prussiana. A partir de então, a quadriga passou a significar vitória, não mais paz.

Em 1868, os muros antigos que rodeavam Berlim foram postos abaixo. Dois pavilhões foram erguidos às duas extremidades do portão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em seus últimos dias, Brandenburger Tor e a quadriga foram danificados. Nesse momento da história, o Portão de Brandemburgo voltou a sua função original, de separar o leste e o oeste da cidade. No leste estavam os soviéticos, enquanto no oeste estavam os britânicos.

Em 1950, a quadriga foi mais uma vez retirada do portão, mas dessa vez destruída pelos soviéticos. Houve diversos atritos entre a Berlim ocidental e a Berlim oriental a respeito desse marco da cidade. Em 14 de agosto de 1961, o Portão de Brandemburgo foi fechado, uma vez que o Muro de Berlim foi erguido. Ele ficou isolado por quase 30 anos.

Atualmente, toda a área, assim como todo o monumento foram reestruturados. O Portão de Brandemburgo é um símbolo da reunificação alemã e da união pacífica da Europa.

551 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/topic/Brandenburg-Gate

551 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.