Apresentação do Lago Eyre
O Lago Eyre é um lago salgado com cerca de 9.500 km2 localizado no sul da Austrália, a cerca de 700 km a norte e ligeiramente para oeste da cidade de Adelaide. Deve o seu nome ao explorador Edward Eyre que o descobriu em 1840. O Eyre, que é o maior lago da Austrália e o lugar mais baixo do continente, a 16 metros abaixo do nível do mar, é na verdade um conjunto de dois lagos ligados por um canal (Canal Goyder). Está localizado no deserto Sympson, uma região extremamente árida, e ao longo dos últimos 100 anos apenas se encheu por três vezes: em 1950, 1974 e 1984. A bacia de drenagem do Lago Eyre ocupa cerca de um milhão de quilómetros quadrados, sendo uma região habitada desde há milhares de anos pelos Arabana, um povo aborígene australiano.
Devido à sua importância cultural, económica e ecológica e ambiental, o lago está coberto por duas áreas declaradas protegidas pelas autoridades australianas. Foi também identificado pela BirdLife International como ‘Important Bird Area’ devido ao elevado número de aves que nele vivem e se reproduzem.
Em 2012, o lago passou a designar-se oficialmente por Kati Thanda-Lake Eyre, para assim incluir na sua denominação a designação tradicional dada pelos aborígenes da região.