Tapada de Mafra

A Tapada Nacional de Mafra, ou Tapada de Mafra, como é mais vulgarmente designada, é uma área florestal protegida de cerca de 1187 hectares, que possuí…

A Tapada Nacional de Mafra, ou Tapada de Mafra, como é mais vulgarmente designada, é uma área florestal protegida de cerca de 1187 hectares, que possuí diversos exemplares de fauna e flora, situada no Sobral da Abelheira, no Concelho de Mafra, Distrito de Lisboa.

A Tapada foi criada em 1747, por ordem do rei D. João V, para proporcionar uma área de lazer envolvente ao Palácio de Mafra, em construção na época. Inicialmente apelidada de Real Tapada de Mafra, esta vasta área florestal era um local frequentemente visitado pelos monarcas e sua corte, para caçar ou por motivos de lazer, entre os séculos XVIII e XX.

Após a implantação da República em Portugal, em 1910, o local foi nomeado Tapada Nacional de Mafra, tendo no entanto continuado a ser utilizado para os mesmos fins.

No que diz respeito à fauna da Tapada, as espécies mais comuns são veados, gamos, javalis, raposas, morcegos, aves de rapina e diversos tipos de répteis. Quanto à flora, os pinheiros, sobreiros, carvalhos e castanheiros são as árvores mais abundantes.

Atualmente a Tapada de Mafra é ainda uma reserva natural de caça, e proporciona ainda aos visitantes diversas atividades lúdicas, com passeios guiados e vários eventos, disponibilizando ainda alojamento de turismo rural.

696 Visualizações 1 Total
696 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.