Localizada a Sul de Portugal, a Oeste de Marrocos (África) e a Este da América, a Região Autónoma da Madeira é constituída por apenas duas ilhas habitacionais (Madeira e Porto Santo) e duas inabitadas (Ilhas Desertas e Selvagens.
Muito sem tem falado sobre este Jardim plantado pela natureza no meio do Atlântico, sendo por outros considerada mesmo como “A Pérola do Atlântico”.
Podemos mesmo afirmar que esta é a região de Portugal em que melhor notamos a plena harmonia entre o Homem e a Natureza, a Cidade e o Campo e o Progresso e a Tradição.
Outro ponto a ter em consideração é o valor turístico que esta região tem, pois desde cedo se tornou um dos mais importantes locais de turismo de Portugal e da Europa.
Aqui destacam-se: as levadas (passeios ao longo de toda a ilha, que anteriormente serviam para o transporte de água do cimo das montanhas para as zonas mais secas da ilha), o Mercado dos Lavradores no Funchal, com a sua enorme oferta frutícola e florícola, os diversos jardins Botânicos espalhados por todo o arquipélago, as piscinas naturais de Porto Moniz, as Grutas de São Vicente, as Lagoas e claro as suas casas típicas de Santana. Destaque ainda para o artesanato, as corridas de cestas e a sua Gastronomia.