Ponte Romana de Alferrarede (Entre Ribeiras)

Apresentação da Ponte Romana de Alferrarede (Entre Ribeiras) em Abrantes: Principais características do monumento e sua história…

Apresentação da Ponte Romana de Alferrarede (Entre Ribeiras)

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

Descrição do Monumento

Designação: Ponte Romana de Alferrarede (Entre Ribeiras)
Outras designações: Olho de Boi ou Ponte dos Mouros
Categoria: Ponte (Arquitecura Civil)
Rio/Ribeira: Ribeira de Alferrarede
Data de construção/fundação: séc. I a.C (provavelmente)
Tipo de classificação: Imóvel de Interesse Público
Localização:
Distrito: Santarém
Concelho: Abrantes
Freguesia: Mouriscas
Localidade: Entre Ribeiras
GPS: 39°29’18.9″N 8°07’41.2″W
.

Descrição do Monumento

A Ponte Romana de Alferrarede, também conhecida por Olho de Boi ou Ponte dos Mouros, é uma ponte represa com cerca de oito metros e meio de largura, localizada sobre a ribeira de Alferrarede em terrenos agrícolas que pertencem à Quinta do Bom Sucesso, na localidade de Entre Ribeiras (Mouriscas – Abrantes). Está assente em afloramentos rochosos do leito da ribeira, apresentando uma muralha dupla de grande espessura, consolidada por contrafortes maciços. A jusante, e protegido pelo paramento, pode ser observado um moinho.

Devido à sua importância histórica e arquitetónica, a ponte foi classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP) pelo Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977.

Nota Histórica

Tendo sido afastada a hipótese de ter sido construída durante o período de ocupação moura, a teoria mais aceite, e apesar da estrutura dos seus arcos parecerem contrariar, é a de que esta ponte seja de origem romana, tendo sido objeto de obras entre os séculos I e VI d.C. E no caso de ter efetivamente origem romana, a ponte deveria integrar uma via secundária visto que nenhuma das estradas principais passava por perto (eventualmente uma via de acesso à estrada que ligava Conímbriga a Aritio Vetus).

Maiores certezas existem sobre a represa, a qual terá sido construída durante o reinado de D. Filipe II, altura em que terão sido aproveitadas as estruturas romanas que já existiam.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Galeria Fotográfica

435 Visualizações 1 Total
435 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.