Museu do Relógio, Serpa

Apesar de hoje já contar com um pólo na cidade de Évora, o Museu do relógio teve o seu inicio na actual cidade de Serpa, e encontra-se instalado num antigo Convento, o Convento Mosteirinho, construído no século XVI e ao estilo manuelino.

A idealização deste museu iniciou-se quando o seu fundador, António Tavares d’Almeida, recebeu por herança de seus avós três relógios de bolso. Foi a partir desse momento que o idealizador do museu se dedicou à procura de relógios pelo país e pelo mundo.

Foi no ano de 1995 que este museu abriu ao público contando com uma colecção de cerca de 300 relógios avariados e depois recuperados doados por várias pessoas.

Actualmente o espólio deste museu conta com cerca de 2.300 relógios com origem desde o século XVII até aos dias de hoje.

Este museu é constituído por 10 salas de tijoleira e paredes brancas com abóbadas no tecto, oferece ainda ao visitante um pequeno jardim, um bar e uma biblioteca privada com cerca de 600 obras temáticas, assim como uma oficina de restauro e uma loja.

No ano de 1999 o museu dedicou-se ainda ao desenho e construção dos seu próprios relógios, detenMuseu do Relógiodo já uma vasta colecção que foi construída juntamente com empresas alemãs e russas.

O Museu do relógio de Serpa é ainda conhecido por ser um dos únicos auto-sustentável em Portugal, ou seja, que sobrevive com os seus próprios fundos não tendo qualquer comparticipação pública, sendo o único na Península Ibérica dedicado a esta temática e um dos cinco únicos no mundo inteiro.

No ano de 2012 o seu fundador viria a falecer, sendo actualmente o seu legado gerido pelo seu filho, Eugénio Tavares d’ Almeida, que desde os seus 12 anos se apaixonou por esta colecção e pelo museu do relógio.

1030 Visualizações 1 Total
1030 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.