Igreja Paroquial de Barrancos
A Igreja paroquial de Barrancos localiza-se no Largo da Liberdade, numa posição central na vila de Barrancos, e devido à sua proximidade com Espanha apresenta características muito semelhantes às Igrejas Espanholas.
Esta é uma construção do Século XVIII (mais concretamente do ano de 1725), erigida no local onde outrora já houver outro templo cristão.
Relativamente à sua planta a mesma é em forma de cubo simplista, possuindo apenas uma torre sineira rectangular coberta em forma de pirâmide, composta por 2 sinos, sendo o mais antigo datado de 1825, e um portal em forma de pirâmide, muito semelhante aos templos Atenienses. Já no seu interior a Igreja Paroquial de Barrancos apresenta três naves com abóbada e quatro capelas laterais.
Neste edifício religioso destaca-se o altar principal, muito diferente dos restantes, dedicado a Nossa Senhora das Dores (à qual a Igreja é consagrada) com um estilo barroco e que se crê ser um altar muito anterior à data de sua construção, levando a crer que o mesmo é proveniente da Igreja de Nossa Senhora do Desterro em Noudar (agora desmantelada) onde vemos uma excelente pintura da Virgem Maria, em forma de Nossa Senhora das Dores com as 7 espadas no coração. Entretanto os outros altares são dedicados ao Senhor Crucificado (onde encontramos uma Estátua da Crucificação de Jesus), e outro dedicado a Nossa Senhora da Conceição (Padroeira da Vila de Barrancos e Padroeira de Portugal).
Consta que este edifício sofreu logo após a sua construção obras de remodelação, isto no ano de 1747.