Instalada na recente cidade de Serpa a Igreja de Santa Maria poderá também ser apelidada de Igreja Matriz de Serpa.
Este templo, actualmente cristão, foi erguido no final do século XIII por cima de outro templo religioso, ou seja, por cima de uma mesquita islâmica.
A Igreja de Santa Maria apresenta vários estilos arquitectónicos, destacando-se o estilo gótico e maneirista.
Relativamente à sua localização a mesma localiza-se dentro das muralhas, junto à alcáçova numa zona alta, e rodeada por um largo.
No que concerne à sua construção exterior a mesma possui uma fachada maneirista com um frontão curvo e em cima do qual se encontra três janelas de verga recta. Na sua frente possui ainda um portal de estilo clássico em forma triangular, que ainda possui características do seu traçado original de estilo gótico. Nas laterais da igreja encontramos ainda contrafortes truncados, onde se encontram imagens duas enormes imagens (uma de São Pedro e outra de São Paulo), de enquadrando o portal e a torre sineira. Esta torre sineira apresenta uma planta quadrangular e foi construída por cima de outra torre, de alvenaria de tijolo, de origem árabe.
Relativamente ao seu interior a igreja é constituída por três naves nas quais se encontram paredes divisórias separadas por arcos ogivais que assentam em colunas grossas e decoradas em cima por capitéis com alusão ao fantástico, ao vegetalismo, e ao zoo-morfismo típico do estilo gótico.
A capela mor deste templo foi construída no século XVI, sendo revestida por azulejos, com o objectivo de servir de capela tumular para a família Mello (alcaides da vila). As capelas laterais, do século XVI, são de estilo barroco, e foram construídas aquando da construção do coro alto da igreja.
Estas Igreja é ainda decorada com Imagens de veneração de Nossa Senhora de Fátima e imagens de Cristo no seu interior, e por uma torre sineira de planta arquitectónica quadrangular, detendo no interior da mesma uma estrutura cilíndrica que se crê ser das origens primordiais da actual igreja enquanto mesquita e que possivelmente constitui a almádena da mesquita.
Este templo cristão está classificado como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1984.