A igreja de Nossa Senhora da Assunção localiza-se na freguesia de Colos, concelho de Odemira e distrito de Beja, sendo o edifício religioso mais importante da freguesia e que também adopta o nome de Igreja Matriz de Colos.
Anteriormente ao século XVI existiu neste local um templo medieval e primitivo sobre o qual foi construída a igreja actual nesse mesmo século.
Esta é uma construção que adoptou vários estilos arquitectónicos como por exemplo o estilo manuelino, estilo barroco e estilo gótico, divididos por várias partes do edifício.
Construída com uma única nave no seu interior possui uma capela e cabeceira única, bastante comum nas igrejas alentejanas. A sua construção foi elaborada pela Ordem de Santiago e sua conclusão deu-se no ano de 1518 pelo nobre de conselho de Dom Manuel I e vedor da Fazenda do mestrado de Santiago, Cristóvão Correia.
No seu interior assim como o seu exterior são notórias as várias interveniencias reconstrutoras ao longo dos séculos.
Ao estilo manuelino temos: o alpendre exterior, as misulas e nervuras da abóbada assim como a pedra que a fecha e as duas pias de agua benta.
Ao estilo barroco encontramos: a torre e o retábulo do altar mor em talha dourada, o frontão mistilíneo (construções do século XVIII), destacando-se ainda o próprio altar de um estilo barroco joanino.
Ao estilo gótico o destaque vai para a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em pedra calcária policromada e pintada, de uma beleza excepcional e que remonta ao século XV.