Igreja de Nª Srª. dos Remédios, Castro Verde

Localizada na Vila de Castro Verde, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é também conhecida como Igreja das Chagas do Senhor (nome que provem da lenda em que naquele local vivia um eremita que anúnciou a Dom Afonso Henriques a aparição de Cristo e a vitória na Batalha de Ourique). Depois da Vitória Dom Afonso Henriques manda erguer naquele local um templo Cristão.

É sob este templo Cristão mandado erguer por Dom Afonso Henriques, que nos finais do século XVI é mandada construir a actual Igreja por Dom Filipe II, visto a anterior se encontrar completamente degradada, sendo a sua construção paga através de verbas da centenária Feira de Castro.

A planta da construção da actual Igreja é uma planta rectangular, destacando-se no exterior a sua fachada com pilastras lisas e um frontão de aletas sob empena triangular, sendo a sua janela frontal acima da porta coroada por um escudo de Portugal. É ainda composta por uma torre sineira quadrangular com quatro janelas em forma de arco, e as suas fachadas laterais percorridas com contrafortes.

Relativamente ao seu interior, este é composto por uma única nave, de abóbada de berço, revestida por azulejaria holandesa e telas representativas da Batalha de Ourique, destacando-se a cena que representa a aparição de Cristo ao futuro primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, sendo o seu arco triunfal revestido a dourado e composto pelas armas reais. Já na capela-mor, com o tecto de pintura moderna, destaca-se o seu retábulo, em mármore com um trono de talha dourada, composto por azulejaria portuguesa azul e branca e telas representando a vida de Nossa Senhora.

Este edifício está classificado desde 2012 como Monumento de Interesse Público.

1101 Visualizações 1 Total
1101 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.