Apresentação da Choça de Barrancos
Junto ao Castelo de Noudar, mais concretamente na Herdade da Coitadinha (significado de Coutada pequena, ou seja, um pequeno Couto atribuído a alguém e que tornava os seus habitantes imunes de qualquer imposto), encontramos uma antiga Choça.
Esta Choça, assim como muitas das encontradas em Portugal, é construída em pedra sobreposta uma à outra e o seu tecto é revestido a colmo, ou seja, por um tipo de palha longa, muitas vezes sobras da haste do trigo que ficava nos campos depois das colheitas, ou até mesmo canas.
A Choça servia de albergue para os pastores e para as suas famílias que ai pernoitavam enquanto caminhavam com os rebanhos ou até mesmo, em alguns casos, servia de residência permanente dos mesmos e de suas enormes familias, que viviam em condições completamente precárias.
Muitas destas choças encontravam-se perto de malhadas, ou seja, cercas de pedra que serviam para manter o gado protegido, quer para não fugirem, quer mesmo para sobreviverem a ataques de animais selvagens durante a noite.