O Parque Estadual Ilha Anchieta é um parque de conservação ecológica, criado em 1977 para proteger a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado de São Paulo, no Brasil. Possui 828 hectares, 17 km de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica, conferindo uma paisagem única.
Os seus objetivos são a proteção e conservação dos ecossistemas naturais; o desenvolvimento de pesquisas científicas; a realização de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza. Neste sentido, oferecem atividades relacionadas ao ambiente natural, como caminhadas ecológicas, práticas de mergulho e contemplação da paisagem exuberante. Além disso, o público visitante pode apreciar também um rico patrimônio histórico cultural.
Os principais ecossistemas existentes no Parque são o marinho, floresta ombrófila densa, restinga e vegetação de costões rochosos, típicos do bioma mata atlântica. Há diversas espécies de aves, répteis e anfíbios.