Quem é Vixnu
Vixnu (ou Vishnu ou ainda Vixenué) é o grande deus do Hinduismo, sendo já conhecido do panteão védico, formando juntamente com Xiva e Brama, a Trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo. Ao contrário de Xiva, é uma divindade predominantemente benévola. A sua função consiste em manter o Mundo e em redimi-lo. Para intervir periodicamente nos acontecimentos do Mundo, Vixnu vai encarnando de cada vez num avatara diferente. Normalmente, atribuem-se-lhe dez avataras. O nono foi Gautama Buda (o Iluminado) ; o décimo, Kalki (o Espadachim montado a cavalo), ainda está para vir. Os restantes avataras mais conhecidos são Matsya, o Peixe; Kurma, a Tartaruga; Varaha, o Javali; Narasimha, o Homem-Leão; Vamana, o Anão; Parashurama, o Homem com o machado; Rama, o arqueiro; Críxena (Krishna).
A esposa de Vixnu é a deusa Lakshimi, deusa da prosperidade e da sorte, e que encarna na terra, como esposa de seus avataras. O seu veículo de transporte Garuda, uma águia gigante e brilhante como o fogo.
Nas duas representações mais comuns, Vixnu, surge a flutuar sobre as ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou então a flutuar sobre as ondas com os seus quatro braços, e em que cada mão segura um de seus atributos divinos: (1) uma concha (chamada Pantchdjanya e que possui todos os cinco elementos da criação – ar, fogo, água, terra e éter – e que quando soprada permite ouvir o som que deu origem à todo o universo, o Om; (2) um disco ou roda de energia (chamado Sudarshana e que representa o controlo dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demónio); (3) um lótus (chamado Padma e que é o símbolo da pureza, representando a verdade por trás da ilusão); (4) um cajado (chamado Kaumodaki e que representa a força da qual derivam toda a força física e mental do universo).