Karma

O Karma é um conceito característico das religiões orientais.

Conceito de Karma:

O karma significa acção/acto deliberado no sânscrito. Dentro das diversas doutrinas religiosas orientais como o Budismo, Hinduísmo adquire diversas interpretações. Originalmente a palavra significaria ‘força’ ou ‘movimento’, mas a evolução filosófica do conceito passou a defini-la como como ‘lei’ ou ‘ordem’, balizadora das acções individuais.

O Karma define a existência de uma reacção para cada acção humana. Variando o enquadramento de religião para religião, surge como consequência das atitudes terrenas, com repercussão instantânea ou futura. Em certa medida este conceito religioso/filosófico assemelhava-se ao contexto científico defendido por Newton, de que ‘cada acção tem a sua reacção’.

É visto como uma espécie de justiça divina, mediante as acções positivas ou negativas, as consequências pode ser boas ou más. Funciona num sistema de causa-efeito em que o individuo recolhe a consequência dos seus actos.

No Hinduísmo o karma está associado ao efeito que as acções possam ter no decorrer da vida ou de uma reencarnação. Serve como rótulo moral para os comportamentos humanos.

No Budismo está relacionado com as intenções das acções, que podem ser boas, más ou neutras. Uma má execução ‘kármica’ poderá conduzir ao aprisionamento em constantes ciclos de reencarnação, impossibilitando o objectivo supremo – atingir o Nirvana.

485 Visualizações 1 Total
485 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.