O que significa Bankei Yōtaku
Bankei Yōtaku (Harina, 1622 – 1693) foi um mestre japonês da seita zen Rinzai, do século XVII, e sacerdote de Ryōmon-ji e Nyohō-ji, geralmente considerado como um dos três maiores mestres zen do Japão.
Enquanto jovem, Bankei era uma pessoa cheia de dúvidas e de questões para as quais não encontrava respostas satisfatórias na escola confuncionista que frequentou. Tal levou a que se retirasse e procurasse respostas noutros locais, o que levou até um mestre zen Rinzai que o aconselhou a praticar o za-zen de forma a obter o entendimento que pretendia. O abandono do conforto e dos cuidados com o corpo, a vida de eremita e a prática durante horas e ao logo de dois anos do za-zen, levou a que contraísse tuberculose e que lhe fosse vaticinada a morte.
Foi neste período que teve a sua primeira experiência de iluminação, a qual ocorreu quando, cuspiu um coágulo de sangue contra uma parede. Nesse momento Bankey conclui que tinha obtido todas as respostas às suas questões e a sua condição física começa a melhorar. A partir daí Bankey viaja e contacta com diversos mestres em diversos mosteiros. Posteriormente reitara-se para as montanhas de Yoshino, onde escreveu alguns cânticos budistas relativos aos ‘Anutpada’ enquanto vivia em retiro silencioso.