Perséfone

Perséfone é uma divindade da mitologia grega. Filha de Deméter, foi sequestrada e desposada por Hades. Era deusa da primavera.

Perséfone é uma divindade pertencente à mitologia grega. Ela é filha da deusa Deméter, deusa da agricultura e das estações do ano, e de Zeus, Senhor do Olimpo. Perséfone é conectada às ervas, aos frutos, colheitas, flores, perfumes e à primavera. A deusa foi criada no Olimpo, entre os olimpianos, até ter sido sequestrada por Hades, deus do submundo.

A deusa foi cortejada por inúmeros pretendentes divinos, tais como Apolo, Ares, Hermes e Dionísio, mas Deméter se incomodou com isso. Ela escondeu a filha da companhia dos deuses e até mesmo de homens mortais. Hades, no entanto, ao observar a jovem em um campo, apaixonou-se perdidamente por sua beleza e feminilidade.

Apesar de ter sido advertido por Zeus que Deméter não queria a filha perto de nenhum deus, Hades não só a pediu em casamento como a raptou. A terra se abriu em um terremoto e Hades surgiu do submundo em sua carruagem negra guiada por cavalos cuspidores de fogo. Ele sequestrou a sobrinha e amada e desposou-a no submundo, tornando-a rainha.

perséfone

Deméter ficou ensandecida ao descobrir o que aconteceu. Ela amaldiçoou a terra por ter-se aberto a Hades e recusou exercer suas tarefas de deusa. O solo do mundo inteiro ficou infértil e houve escassez de alimentos. O gado morreu e toda a Terra passou por um grave período de fome.

Há várias versões para a forma como Perséfone foi devolvida à mãe. Uma delas diz que Zeus pediu a Hades para devolver a jovem, uma vez que a Terra estava à beira de um colapso. Outra diz que Deméter, ao descobrir que a filha reinava no submundo, foi em companhia do deus Hermes busca-la.

De qualquer forma, Perséfone seria obrigada a voltar para Hades mesmo que saísse. O deus, inteligente e perspicaz, deu a ela um fruto (uma romã) para comer. Uma vez que se come algo do submundo, está-se obrigado a voltar para lá sempre que sair. Foi então estabelecido um acordo: Perséfone passaria metade do ano junto à mãe e metade do ano junto ao esposo.

Perséfone: rainha de Hades

O mito de Perséfone é uma explicação criada pelos gregos antigos para as estações de colheita e plantio. As estações que ela passava no submundo eram o outono e o inverno; as que passava com Deméter, primavera e verão.

Perséfone era uma rainha temida, assim como o esposo. Os mortais evitavam falar seu nome, ainda que ela sempre intercedesse junto a eles nos julgamentos de Hades. Era vista como uma conselheira por todas as almas que a procuravam no submundo. Dizem os mitos que a relação com o marido era sem brigas e amorosa. Eles nunca tiveram descendentes, no entanto, embora alguns relatos mostrem que são pais das Erínias.

A deusa da primavera costumava ser representada em um trono de ébano, ao lado de Hades. A ela dedicam a papoula e o narciso, flores relacionadas ao momento em que foi raptada. Ela está associada também às serpentes, talvez por algumas narrativas que dizem que Zeus teria mantido relações com ela transformado em uma serpente.

perséfone

721 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/topic/Persephone-Greek-goddess

721 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.