O que é o Orfismo
Na mitologia grega o termo Orfismo (também chamado orficismo) designa um fenómeno mítico-religioso, composto por um conjunto de crenças e práticas religiosas, surgido na Grécia dos séculos VI e VII a.C. ligado à figura do poeta mítico Orfeu.
Preocupava-se com a salvação e libertação da alma, de natureza dual (psique-soma) que estava prisioneira no homem, diferindo neste aspeto das religiões gregas mais tradicionais. Procurou a todo o custo afirmar e defender a metempsicose com as suas respetivas e sucessivas reencarnações e apresenta todas as características das Religiões Mistéricas nomeadamente os ritos de iniciação nos quais se destacavam a purificação e a comunicação secreta. Outra característica importante do Orfismo é o facto de possuir um cariz monoteísta, existindo um deus criador, soberano e símbolo da vida universal, o que o torna radicalmente diferente da religião grega tradicional.
O Orfismo criou a sua própria filosofia do mundo e da existência, tendo influenciado profundamente não apenas as culturas grega e romana mas também posteriormente a cultura cristã.