Hidra de Lerna se refere a uma criatura monstruosa pertencente à mitologia grega. Era filha de Tifão e Equidna. Ela habitava um pântano próximo ao lago de Lerna, na Argólida, região que nos dias de hoje seria a costa leste do Peloponeso. Esse monstro possuía corpo de dragão e muitas cabeças de serpente.
De acordo com os mitos da Hidra, todas as suas cabeças eram capazes de se regenerarem. Algumas variações posteriores do mito trazem que ao cortar uma cabeça, outras duas cresciam em seu lugar. O veneno da Hidra de Lerna era tão forte que somente seu hálito era capaz de matar uma pessoa. Apenas cheirar o rastro deixado por ela já era mortal.
Hidra de Lerna e o semideus Héracles
A Hidra de Lerna foi somente derrotada pelo semideus Héracles, em seu segundo dos seus famosos trabalhos. A tática inicial do herói foi esmagar as cabeças com sua clava, porém outras duas surgiam em seu lugar. Posteriormente, pediu que um sobrinho seu, Iolau, as queimasse logo fossem cortadas, para que não se regenerassem.
Ao sobrar a cabeça do meio, Héracles se viu em um impasse, já que essa era imortal. Sua estratégia foi cortar a cabeça e enterrá-la com uma enorme pedra por cima. Atena orientou Héracles a banhar suas flechas no veneno do monstro após sua vitória. Esse trabalho, no entanto, não foi considerado válido por Euristeu, uma vez que o semideus recebeu ajuda.
Acredita-se que a Hidra de Lerna tenha sido criada por Hera a fim de matar Héracles. Ao perceber que o filho bastardo do marido, Zeus, conseguiria derrotar a criatura, a deusa enviou um enorme caranguejo para auxiliar a Hidra. Héracles simplesmente pisou no animal, que foi convertido na constelação de Câncer.
A ironia é que Héracles teria morrido anos mais tarde pelo veneno da Hidra de Lerna. Após o centauro Nesso ter sido ferido com suas flechas envenenadas, a criatura deu seu sangue a Dejanira, dizendo-lhe que era uma poção do amor. Essa, apaixonada por Héracles, acreditou e banhou a roupa do amado na suposta poção. Héracles então cometeu suicídio para não sentir as dores do veneno.
References:
https://www.britannica.com/topic/Hydra-Greek-mythology