A maior parte das festividades e dos costumes judaicos são baseados na Tora e no Talmude. Em geral são festividades sazonais, em conexão com diferentes colheitas ou então relacionadas com eventos históricos.
- Sabath – O sétimo dia da semana judaica (que começa no pôr-do-sol de sexta feira e dura até ao pôr-do-sol de Sábado), é encarado como um dia da semana santificado. Neste dia os judeus devem dedicar-se á adoração a Deus pelas orações e pela ida até a Sinagoga para leitura da Tora e orações. É um dos dez mandamentos e baseia-se em Êxodo 20:8-11.
- Iom Kipur – É o Dia da Expiação. Atualmente caracteriza-se por ser uma festividade solene caracterizada por jejum e auto-exame. Culmina os Dez Dias de Penitência que começam com Rosh Hashanah, o Ano novo judaico, que segundo o calendário secular inicia-se no mês de Setembro. Baseia-se em Levítico 16:29-31 e 23:26-32.
- Sucot – Festividade das Tendas, ou Tabernáculos, ou Recolhimento. Comemora a colheita e o fim da maior parte do ano agrícola. É realizada no mês de Outubro e também tem bases na Tora. Baseia-se em Levítico 23:34-42, Números 29:12-38 e Deuteronómio 16:13-15.
- Hanucah – Festividade da Dedicação. Festividade popular realizada no mês de Dezembro, que comemora a restauração, pelos macabeus, da independência judaica da dominação siro-grega (revolta dos macabeus) e pela reedificação do templo em Jerusalém em dezembro de 165 AC. Regra geral destaca-se por acender velas durante os oito dias do Hanucah.
- Purim – Festividade das Sortes. Celebra em fins do mês de Fevereiro, início de Março, a libertação dos judeus na Pérsia, no quinto século AC, de Hamã e do genocídio tramado por ele. Baseia-se em Ester 9:20-28.
- Pesach – Festividade da Páscoa. Instituída em 1513 AC. Comemora-se a libertação de Israel da escravidão no Egipto por Parte de Moisés. Neste dia, 14 de nisã, o anjo de Deus passou pelo Egipto e trouxe a décima praga. No entanto, aquelas portas que tinham aspergido o sangue de um cabritinho foram passadas por alto. Em todas as outras o anjo matou o primogénito da casa. Isso resultou que o Faraó libertasse os Israelitas do Egipto. Normalmente acontece no fim de Março ou início de Abril. As famílias judaicas reúnem-se para comemorar esta libertação, por tomar a refeição de Seder. Nos restantes sete dias não é permitido comer Fermento. Este período também é chamado de Festividade dos Pães não Fermentados (Matzot). Também se baseia na Tora em Êxodo 12:14-20, 24-27.
Alguns Costumes Judaicos
- Circuncisão – Para meninos judeus esta cerimónia é fundamental e ocorre ao oitavo dia. Mesmo que o oitavo dia calhe a um Sábado, regra geral a circuncisão ocorre na mesma. Também pode ser chamada de Pacto de Abraão visto que foi um sinal colocado por Abraão e pedido por Deus. É um sinal do pacto que foi realizado entre Deus e Abraão. Os homens que se convertem ao judaísmo também são circuncidados. Tem base em Génesis 17:9-14.
- Bar Mitzah – Um ritual judaico essencial, que significa literalmente filho do mandamento. Este termo denota a obtenção por parte do adolescente da sua maturidade religiosa como legal. É na ocasião do Bar Mitzah que esta posição de maturidade é assumida pelos meninos judeus quando ele tem 13 anos e um dia. De acordo com a Enciclopédia Judaica apenas no século 15 DC é que este costume passou a existir entre os judeus.
- Mezuzá – Ao entrar numa casa judaica facilmente conseguimos distinguir a sua religião. Acima da porta há um receptáculo de rolo na ombreira da porta à direita daqueles que entram. Neste pequeno pergaminho que é o mezuzá estão escritas palavras citadas de Deuteronómio 6:4-9 e Deuteronómio 11:13-21. Depois o pergaminho é enrolado num receptáculo e cada receptáculo é afixado em cada porta de cada cómodo dem uso.
- Iármulque (Solidéu para varões) – Cobertura para a cabeça durante a adoração. Não é mencionado na Tora nem nos restantes livros das Escrituras Hebraicas, no entanto, de acordo com a Enciclopédia Judaica é para os judeus ortodoxos um sinal de fidelidade à tradição judaica. Mulheres judias hassidianas usam sempre uma cobertura para a cabeça, ou rapam a cabeça e usam peruca.
2087 Visualizações 1 Total