Shahada

O que é a Shahada

A Shahada (do árabe: الشهادة, que em português significa ‘testemunho’) é o primeiro dos ‘Cinco Pilares do Islão‘ e consiste numa profissão de fé, utilizada para dar testemunho da Unicidade de Deus e da santidade do seu profeta Maomé. A Shahada divide-se, portanto, em duas partes: uma em que é referido que nenhum outro ser merece adoração a não ser Alá, o Único, o verdadeiro Deus; uma outra que refere que o seu profeta, mensageiro ou enviado é Maomé.

Para o Islão, qualquer pessoa que declare e admita, com toda a lealdade e sinceridade, e na presença de pelo menos duas testemunhas que “não existe outro deus para além de Alá e Maomé é o Seu profeta“, já é muçulmano, com todos os direitos e obrigações que daí advém. Existem contudo alguns requisitos que é necessário respeitar para que tal testemunho seja válido, nomeadamente:

  • Acreditar que Alá é o verdadeiro e único Deus, e o Único a quem devem ser dirigidas todas as orações e todas as devoções;
  • Acreditar que Alá é o Criador e Senhor de todas as coisas, deste e de outros mundos, e é Ele quem tudo governa e quem origina a vida e a morte;
  • Acreditar que Alá é perfeito, não possuindo qualquer tipo de imperfeição, nem sequer atributos humanos, como por exemplo ser pai, mãe ou filho.

Texto da Shahada em árabe:

لا إله إلا الله محمد رسول الله

 O texto da Shahada pode ser encontrado em diversos locais sagrados do Islão, como forma de apelo a que todos os muçulmanos façam a sua profissão de fé. A Arábia Saudita usa até na sua bandeira nacional.

755 Visualizações 1 Total
755 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.