Sahaba

O que significa Sahaba

No Islamismo, o termo Sahaba (do árabe: الصحابه, que em português significa ‘companheiros’) é utilizado para designar os dez companheiros mais próximos de Maomé, a quem o profeta assegurou a entrada no paraíso. Entre eles estão os quatro primeiros califas – Abu Bakr, Omar, Utman, Ali; os restantes seis são Abd arRahamn ibn Awf, Abu Ubayda, Talha, Zubayr, Sad de Zuhra e Said.

Além dos dez companheiros mais próximos de Maomé, o termo aplica-se também a todas as pessoas que tiveram contacto com o profeta, mesmo que tenha sido muito brevemente ou que apenas o tenham visto mesmo sem nunca terem falado diretamente com ele. Para o Islão, cada uma destas pessoas é considerado como alguém de grande estatura espiritual e moral devido ao fato de ter usufruído direta ou indiretamente da presença do profeta. Tal não significa que todos os Sahaba sejam pessoas isentas de culpa.

Assim, são considerados Sahaba, além dos dez companheiros, os muhajirun (migrantes que deixaram Meca para se instalarem em Medina num movimento migratório conhecido como a Hégira), os ansar (os crentes de Medina), e os badriyun (aqueles que lutaram na Batalha de Badr).

592 Visualizações 1 Total
592 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.