Hégira

O que significa Hégira

Hégira (em árabe: هجرة e que em português significa ‘exílio’ ou ‘separação’) é a migração de Maomé e dos seus seguidores de Meca para Medina, em 622, que assinala o início do calendário hegírico islâmico.

Enquanto mensageiro de Alá, Maomé pregava reformas nas religiões monoteístas então existentes (judaísmo e cristianismo) e atacava o politeísmo na sua própria terra. Os seus ensinamentos não tiveram contudo a adesão de todos os cidadãos de Meca, cidade onde Maomé pregava. A certa altura a hostilidade relativamente a Maomé era tal que o Profeta se viu obrigado a planear a sua fuga para Medida. Alguns familiares de Maomé, entre os quais a sua filha Ruqayyah e o seu genro Uthman, foram primeiro para preparar a chegada do Profeta e dos seus seguidores.

A data da Hégira, que marca o início da fuga, terá ocorrido numa sexta feira, no dia 16 de julho de 622 (do calendário juliano) (ou, como o dia para os muçulmanos se inicia com o por do sol, no dia 15 de julho), sendo considerado o dia 1 do mês Rabia no calendário muçulmano, marcando assim o início do seu calendário.

A chegada a Iatrebe (chamada de Medina após a chegada de Maomé) acontece a 27 de setembro de 622 (do calendário juliano). Pouco antes de chegar a Medina, a cerca de 5 km da cidade, Maomé erguem um templo, sendo este considerado como a primeira mesquita do Islão.

1057 Visualizações 1 Total
1057 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.