Aisha

Quem foi Aisha: Aisha binte Abu Baqui (em árabe: عائشة بنت أبي بكر), filha de Abu Bakr, um dos companheiros de Maomé, e de Umm Ruman, e nascida no ano…

Quem foi Aisha

Aisha binte Abu Baqui (em árabe: عائشة بنت أبي بكر), filha de Abu Bakr, um dos companheiros de Maomé, e de Umm Ruman, e nascida no ano 614 em Meca, foi a terceira esposa do Profeta e é considerada como uma das islaoprimeiras crianças nascidas sob a fé islâmica. Terá casado com Maomé quando tinha apenas seis anos de idade, tornando-se na sua esposa mais jovem e também a sua preferida. Quando Maomé morreu, no ano 632, Aisha tinha apenas 18 anos. Durante os primeiros anos após a morte de Maomé, Aisha manteve-se afastada dos assuntos políticos mas, com a ascensão ao poder de Otomão (Othmã), genro de Maomé, torna-se numa das principais figuras que se lhe opuseram. Depois do assassinato de Otomão em 656, Aisha dedica-se a combater Ali, filho adotivo de Maomé que reivindicava para si o direito à sucessão do Profeta. Derrotada pelos exércitos de Ali na ‘Batalha do Camelo’ (conhecida como a Primeira Fitna), é feita prisioneira. Mais tarde é libertada, refugiando-se em Medina, onde veio a falecer pacificamente em 678.

Atualmente Aisha é vista como uma fonte de inspiração para as defensoras do direito à igualdade das mulheres islâmicas, que a consideram como um exemplo de mulher capaz de exercer um papel ativo na vida civil e religiosa islâmica.

450 Visualizações 1 Total
450 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.