Visita do Papa a Portugal 2017

Programa da Visita do Papa a Portugal

visita-papa-portugal-2017

No âmbito das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria em Fátima, o Papa Francisco visitará o Santuário de Fátima nos dias 12 de 13 de Maio de 2017. Ao contrário de anteriores visitas papais a Portugal, a visita do Papa Francisco incluirá apenas Fátima, onde o Sumo Pontífice se desloca como peregrino e não em ‘visita de Estado’.

A chegada do Papa deverá ocorrer às 16h00 do dia 12 de maio na Base Aérea de Monte Real, próximo de Leiria. Apesar de não se tratar de uma visita de Estado, o Papa será recebido por altas figuras do Estado e todos os encontros que se seguirão são de caráter privado.

De seguida viajará de helicóptero até Fátima, estando a chegada ao campo de futebol do Fátima prevista para as 18h00. Os cerca de três quilómetros até ao Santuário serão depois efetuados no ‘papamóvel’, e até terá o primeiro contacto com os peregrinos. Chegado ao Santuário de Fátima, o Papa fará uma primeira paragem na Capelinha das Aparições, onde ficará em oração junto da imagem de Nossa Senhora – será esse o momento que assinalará o início oficial da peregrinação. O Papa recolherá depois à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado e fará as suas refeições.

Um dos pontos altos da visita do Papa Francisco será a noite de 12 de maio, altura em que presidirá ao terço e à procissão das velas. Após a procissão das velas segue-se a missa da noite mas, de acordo com a equipa do Vaticano que organiza a viagem, o Papa não poderá participar para poder descansar e levantar pelas 4h30 para as primeiras orações da manhã.

No dia 13 de maio, o Papa Francisco presidirá à missa solene, sendo esta a razão principal da sua visita. Após a missa almoçará com os bispos, seguindo-se o regresse à base aérea de Monte Real, de onde partirá para Roma num avião da TAP.

Símbolos Oficiais da Peregrinação do Papa

Para a visita do Papa Francisco foram criados diversos símbolos oficiais, nomeadamente um logótipo, uma oração oficial e o hino, os quais se apresentam de seguida:

Logótipo e Cartaz

O logótipo e o cartaz oficial da visita são da autoria do designer Francisco Providência. No caso do logótipo, e de acordo com o autor, o objetivo é “traduzir pela comunicação gráfica, um Papa mensageiro da misericórdia e da paz, tão simples e acessível como o Santo que lhe deu nome, mas associando a sua visita ao Santuário Mariano de Fátima, recorrendo para isso aos seus sinais mais universais (coração + rosário)”. Quanto ao cartaz, que apresenta uma imagem do Papa Francisco, sorridente e acenando, o autor procura “valorizar a proximidade física e simpática do Papa que, a sorrir, acena com a mão num gesto de saudação e bênção”.

visita-papa-portugal-2017

visita-papa-portugal-2017-02

Oração Oficial

Oração Jubilar da Consagração

Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.

Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

Mostra-nos a força do teu manto protetor.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.

Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro, ó Virgem do Rosário de Fátima.

E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.

Ámen.

Hino

Para a visita do Papa Francisco foi também criado um hino próprio, com o objectivo de ser um traço unificador nos apelos à presença dos peregrinos em Fátima. O título é “Deus em mim”, com letra do Pe. José Tolentino Mendonça e música de João Gil. A interpretação é do grupo Vocal Emotion.

Letra 

Deus em mim

Somos apenas um traço cinzento
Estes passos levados /pelo vento
Ou haverá quem sabe / uma razão
Mais além deste muro / um clarão

Deus em mim
Deus em mim

Com Maria, onde quer que vás
Sê peregrino da esperança e da paz
Com Maria, tu sabes que estás
No caminho da esperança e da paz

Sei que Maria nos abre caminhos
a certeza de / não estarmos sozinhos
Quando pesava a noite sem fim
seu olhar / acendeu Deus em mim

Deus em mim
Deus em mim

Com Maria, onde quer que vás
Sê peregrino da esperança e da paz
Com Maria, tu sabes que estás
No caminho da esperança e da paz

Deus em mim
Deus em mim

Haverá nos céus / um segredo
Um amor que nos cure do medo?
A Sua luz te acompanha e sustém
Mesmo se não vês o seu brilho vem

1352 Visualizações 1 Total
1352 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.