Susana (Personagem Bíblica)

Quem foi Susana: Susana foi uma personagem bíblica apresentada no Livro de Daniel, no Antigo Testamento. Susana era uma mulher rica e de grande…

Quem foi Susana

Susana é uma personagem bíblica apresentada no Livro de Daniel, no Antigo Testamento. Susana era uma mulher rica e de grande beleza, casada com Joaquim, que figurava entre o exilados judeus na Babilónia. Entre os frequentadores da casa de Susana havia dois velhos que tinham sido nomeados juízes. Susana (Personagem Bíblica)Obcecados pela beleza de Susana, decidem tentar seduzi-la. Numa tarde quente esconderam-se no jardim da casa de Susana quando esta se preparava para tomar banho. Surpreendida, Susana manda os velhos embora e pede às criadas que fechem os portões. Mas os dois velhos correm para ela e dizem-lhe: “Escuta, as portas do jardim estão fechadas, ninguém nos vê, e nós amamos-te; deixa, portanto, que nos deitemos contigo”. Ameaçando-a, disseram-lhe que se ela se recusasse, diriam que ela mandara embora as criadas para poder encontrar-se com um jovem naquele lugar escondido.

Susana sabia que todos iriam acreditar nos dois velhos e que o castigo para o adultério seria a morte. Mas, mesmo assim, Susana não cedeu à ameaça e recusou. Começou então a gritar muito alto o que levou a que os velhos começassem a fazer acusações contra ela. No dia seguinte é levada a julgamento, o qual se realiza na sua própria casa e na presença da Assembleia da Comunidade. Durante o julgamento, os velhos dizem ter visto Susana com um homem tão forte que lhes escapara quando o tentar apanhar. Acreditando nos velhos, a comunidade decide condenar Susana à morte.

Susana recorre então a Deus e pede-lhe ajuda. Quando estava a ser conduzida para ser executada, Deus inspira Daniel, na altura um rapazinho, para que fosse em sua defesa. Daniel manda então separar os velhos e pergunta a cada um deles debaixo de que árvore Susana tinha cometido o seu pecado. O primeiro responde “debaixo de um lentisco”, enquanto o segundo responde “debaixo de um carvalho”. Daniel consegue assim convencer a comunidade de que Susana estava inocente, condenam os dois velhos à mesma morte que estes tinham planeado para Susana.

Todos ficaram felizes com a inocência de Susana e a partir desta altura Daniel adquire uma grande reputação entre todos os judeus exilados.

5407 Visualizações 1 Total
5407 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.