Segundo Livro de Samuel

Apresentação do Segundo Livro de Samuel, um dos Livros Históricos do Antigo Testamento; Temática do livro; Estrutura; Significado religioso…

Apresentação do Segundo Livro de Samuel

O Segundo Livro de Samuel é um dos Livros Históricos do Antigo Testamento cuja temática é a subida de David ao poder e o seu posterior pecado. Apesar do livro ter o nome do profeta Samuel, este não surge nesta obra. Desconhece-se a sua autoria, embora seja de tradição deuterominista, provavelmente servindo-se de antigos registos da corte e lendas de heróis.

O personagem principal do livro é o rei David, que era mencionado também no Primeiro Livro de Samuel. David era o mais novo dos filhos de Jessé e foi ungido clandestinamente para suceder ao rei Saul. No seu percurso de vida luta e mata o gigante Golias, toca música na corte de Saul e torna-se amigo de Jónatas, filho do rei. No início do livro é narrada a subida de David ao trono e o alargamento do território de Israel. Nesta altura tudo parece bem encaminhado para o país. Graças à sua habilidade política, consegue aos poucos captar a simpatia das diversas tribos, sendo primeiro aclamado rei de Judá, a sua tribo, e depois rei também das tribos do Norte. Após ter conseguido reunir todas as tribos, David conquista Jerusalém e torna-a centro do poder político e sede religiosa de Israel.

Um dos pontos altos da sua história é a profecia de Natã, segundo a qual o trono de Jerusalém será sempre ocupado por um messias (ou rei ungido) da família de David. É a criação da ideologia messiânica que determina que o povo será sempre governado por um messias descendente de David. Importante é também o facto de ter sido por intermédio de David que Deus estabeleceu uma nova Aliança com o povo de Israel.

Apesar desta importância dada a David, são relatados episódios que demonstram que ele está longe da perfeição. Primeiro vai para a cama com Betsabeia, mulher de Urias, um dos seus soldados. Depois tenta enganar Urias quando Betsabeia fica grávida. E por fim manda matar Urias para ficar com Betsabeia. Foram também tomadas diversas decisões que prejudicaram o seu reinado deixando algumas dúvidas sobre se terá sido um santo ou um pecador. De facto, embora tenha sido um grande líder militar e um governante poderoso, David partilha da frágil natureza humana – o autor deste livro lembra que até os poderosos necessitam da ajuda de Deus e da sua misericórdia.

Estrutura do segundo Livro de Samuel

O Segundo Livro de Samuel está dividido em três partes principais:

  1. David chora a morte de Saul;
  2. O reinado de David;
  3. Apêndices.
507 Visualizações 1 Total
507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.