O que é um Rito
No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, a expressão Rito designa uma prática cerimonial codificada (religiosa ou não), que obedece a um conjunto de regras pré-estabelecidas e muito precisas, geralmente com acentuada carga simbólica e por vezes sagrada. Estas práticas incluem sucessões de palavras, símbolos, objetos, gestos e atos, executadas de forma repetida para compor toda a cerimónia.
Apesar de muitas vezes associados apenas ao domínio religioso (como as cerimónias de culto), os ritos estão presentes em numerosos actos da vida colectiva (tais como festividades e cerimónias públicas) e da vida relacional (por exemplo os ritos de cortesia). A sua importância e que constitui a razão da sua existência reside no facto de simbolizar a comunhão dos membros da colectividade, a sua aceitação de uma determinada ordem das coisas ou a sua integração na sociedade.
Nas Igrejas Cristãs, o termo rito é utilizado também para designar o conjunto de ‘fórmulas’ que caracterizam cada uma das Igrejas: por exemplo ‘rito latino’, ‘rito bizantino’, ‘rito moçarabe’.