A Penitência é uma forma de arrependimento perante Deus de actos menos puros cometidos. Esta conduta existe nos diversos ramos do cristianismo assim como em outras religiões. No catolicismo é visível através da prática da confissão.
A Penitência pode assumir muitas formas, leitura de textos sagrados, jejum, orações, vigílias, doações monetárias e de bens para os mais desfavorecidos ou peregrinações. Desta feita a Penitencia adquire um cariz de redenção de práticas nefastas para a crença cristã, através da expiação dos pecados. A Penitencia também pode ser utilizada como forma de agradecimento cristã por determinada graça atribuída por Deus.
Em casos mais extremos, tanto no cristianismo como noutras religiões, esta prática pode manifestar-se em formas mais violentas, como auto flagelações, isolamentos sociais ou castigos aplicados por outras pessoas.
É a prática de redenção entre o fiel e Deus, no catolicismo um fiel deve fazer um exame de consciência, arrepender-se, confessar-se a um representante de Deus na Terra, sacerdote, e executar a Penitência atribuída por ele.