Parábola do Bom Samaritano

Apresentação da Parábola do Bom Samaritano e do seu significado para os cristãos…

Apresentação da Parábola do Bom Samaritano

parabola_o_bom_samaritano

Através da parábola do Bom Samaritano, contada no Evangelho de São Lucas (Lc 10, 25-37), Jesus procura ensinar o que é o nosso próximo e como devemos proceder perante ele. A parábola conta uma história em que um homem, que se deslocava de Jerusalém para Jericó, foi assaltado e espancado quase até à morte por salteadores que o abandonaram na beira do caminho. Por ele passou um sacerdote e um levita e ambos o ignoraram passando ao largo. Depois passou também um samaritano que ia em viagem que se aproximou do homem ferido, tratou-lhe das feridas e levou para uma estalagem onde cuidou dele.

Segundo o Evangelho de São Lucas, esta parábola foi contada por Jesus a um doutor da Lei que O questionava sobre “quem é o meu próximo”.

Texto Bíblico

25 Um especialista em leis levantou-se e, para tentar Jesus, perguntou: «Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?» 26 Jesus disse-lhe: «O que é que está escrito na Lei? Como é que lês?». 27 Ele então respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente; e ao teu próximo como a ti mesmo». 28 Jesus disse-lhe: «Respondeste bem. Faz isso e viverás!». 29 Mas o especialista em leis, querendo justificar-se, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» 30 Jesus respondeu: «Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, que lhe roubaram tudo e o espancaram. Depois foram-se embora e deixaram-no quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote descia por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez-lhe o curativo, derramando azeite e vinho nas feridas. Depois colocou-o no seu animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou em duas moedas de prata e entregou-as ao dono na pensão, recomendando: “Toma conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais”». E Jesus perguntou: 36 «Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?» 37 O especialista em leis respondeu: «Aquele que usou de misericórdia para com ele». Então Jesus disse-lhe: «Vai e faz a mesma coisa».

——————————–
Outras Parábolas de Jesus
——————————–

735 Visualizações 1 Total
735 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.