O que é o Jansenismo?
O termo Jansenismo designa uma corrente religiosa com matizes dualistas e uma moral rigorista que procurava a conciliação entre a liberdade humana e a graça emanada por Deus e que surgiu como reacção a determinadas doutrinas e práticas existentes no seio da Igreja Católica. Este movimento estendeu-se por várias nações da Europa no séc. XVII e séc. XVIII, embora se tenha destacado principalmente em França e na Bélgica. O nome desta corrente religiosa deriva do bispo Cornelius Jansenius (Jansen) de Ypres e nasce da sua interpretação livre dos escritos de Santo Agostinho. O Jansenismo ainda hoje persiste na Igreja Jansenista de Utrecht na Holanda, que se separou de Roma em 1723.
Podem ser distinguidos três aspectos principais no Jansenismo, cada um dos quais associados a uma personagem de relevo na história desta corrente religiosa:
- Jansenismo Dogmático: Representado na obra Ausgustinus de Cornelius Jansen, que incidia sobretudo na doutrina sobre a graça e o pecado.
- Jansenismo Moral: Teve como principal promotor Antoine Arnauld e diz respeito, sobretudo, aos sacramentos, nomeadamente a Eucaristia e a Penitência.
- Jansenismo Disciplinar: O seu principal dinamizador foi o Abade de Saint-Cyran e está associado à relação com as autoridades eclesiásticas tendo derivado num sentido político.