O que são as Igrejas Pentecostais
As Igrejas Pentecostais são uma seita cristã de origem americana, fundada nos princípios do século XX. É formada por aqueles que procuram o verdadeiro batismo no Espírito Santo, acompanhado e autenticado pelo dom de se exprimir em línguas desconhecidas, como nos Atos dos Apóstolos.
As doutrinas desta Igreja surgiram pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1907, introduzidas por um ministro metodista, T. B. Barrat, tendo-se depois desenvolvido rapidamente sob a liderança de três evangélicos galeses: S. e G. Jeffreys e o seu sobrinho E. Jeffreys. A Elim Foursquare Gospel Alliance foi fundada por G. Jeffreys na Irlanda em 1915. Seguiram-se-lhe as Assembleias de Deus, constituídas em 1924.
Os membros das Igrejas Pentecostais, cujo número se diz ser superior a 2 milhões, são maioritariamente norte-americanos, escandinavos e brasileiros.
O movimento pentecostal tem vindo a surgir entre grupos de católicos desejosos de um tipo de religião menos ‘fria’ e ‘intelectual’ e mais viva e aberta à ação do Espírito Santo.