Exorcismo

Exorcismo é o nome dado a um ritual religioso praticado para expulsar um espírito maligno de uma pessoa ou de um objeto.

O que é exorcismo?

Exorcismo é o nome dado a um ritual em que uma pessoa expulsa espíritos malignos ou demônios de um indivíduo que se encontra sob possessão demoníaca. Isso aparece na Bíblia quando Jesus Cristo expulsa demônios de pessoas possuídas e passa esse poder aos apóstolos antes de subir aos céus, o que conecta essa prática às religiões cristãs.

O exorcismo, no entanto, é uma prática antiga e envolta em muitos mistérios. Está presente em diversas culturas, crenças e religiões ao longo de toda a história. Quando se fala no assunto, normalmente remete-se ao cristianismo. Tanto é que todas as manifestações artísticas em que um ritual de exorcismo aparece, quem o realiza é sempre um padre.

Não é qualquer padre que pode realizar o exorcismo. É necessário ter uma formação específica e ser preparado para isso. Essa pessoa se chama exorcista. O catolicismo enxerga o exorcismo, portanto, como um ritual litúrgico. O exorcista pede sempre o suporte, a força e a autoridade de Jesus Cristo para que seja possível salvar almas possuídas pelo mal.

No catolicismo, o exorcismo é um ritual constituído por gestos e verbalizações. É realizado em nome da Igreja, de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Não é considerado um sacramento, mas sim um sacramental, que pode ser aplicado não apenas a pessoas, mas também a objetos e locais.

O exorcista não pode realizar o ritual a menos que comprove que todas as possibilidades psiquiátricas foram descartadas. Ele atua, primeiramente, como um acompanhante espiritual. Após serem descartadas doenças mentais, o exorcista analisa se há presença de determinados sinais, como:

  • Falar em uma língua ou em línguas desconhecidas quando a pessoa não sabe falar essas línguas.
  • Ter conhecimento e revelações a respeito de assuntos ocultos, que não poderia saber.
  • Possuir força acima de sua idade ou de sua condição física.
  • Aversão intensa a Deus e a todos os elementos religiosos ligados ao seu nome.

Se o padre exorcista julgar que há indícios suficientes de que uma pessoa ou um objeto está possuído por um demônio, ele inicia o ritual de exorcismo. Um ritual pode levar horas, como pode levar dias ou anos para ser finalizado com sucesso. Existem na cultura popular em todo o mundo casos famosos de exorcismo que funcionaram e que não funcionaram.

A ciência não reconhece as possessões demoníacas como reais. O exorcismo, portanto, é considerado uma prática questionável pelas pessoas mais céticas. Muitos dos supostos sintomas de uma possessão são comuns a transtornos mentais, tais como histeria, psicose, mania ou esquizofrenia. Nos casos de transtorno dissociativo de identidade, 29% dos casos são relatados como possessão.

Existe, ainda, uma monomania em que o indivíduo acredita que está possuído por um ou por vários demônios. Essa monomania é chamada de demonopatia.

386 Visualizações 1 Total
386 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.