Atanásio de Alexandria

Atanásio de Alexandria foi um dos mais influentes teólogos do Cristianismo Primitivo, e fervoroso opositor das ideias arianas.

Biografia de Atanásio de Alexandria:

Atanásio de Alexandria nasceu na cidade de Alexandria, na época incorporada no Império Romano, em 296 d.C. viria a falecer setenta e sete depois, a 2 de Maio de 373 na mesma cidade. Existe alguma discussão entre os estudiosos, sobre o local de nascimento, alguns consideram ser numa cidade próxima de Alexandria, e quanto à sua idade. As dúvidas quanto à idade de Atanásio surgiram a partir de acusações feitas na época pelos arianos, que o impediriam de tornar-se Patriarca de Alexandria, só o podia fazer com trinta anos, mas tendo em consideração a rivalidade entre arianos e Atanásio é possível que tenha sido apenas uma tentativa de difamação.

Atanásio de Alexandria

Atanásio de Alexandria

Na época, a região que corresponde hoje ao Egipto, e em particular Alexandria, eram dos principais pólos filosóficos do Cristianismo. A sua vida e obra ficou marcada, tanto por conflitos com arianos como com imperadores.

O facto de utilizar o grego na generalidade dos seus escritos, segundo alguns historiadores poderá indicar que tinha ascendência grega, mas como na época a generalidade dos textos eram escritos em grego ou latim, não é fácil comprovar esta teoria. Para os cristãos coptas, o facto de Atanásio de Alexandria ter escrito alguns textos em copta, torna-o um dos pilares fundadores desta facção do Cristianismo.

A carreira eclesiástica de Atanásio de Alexandria começou ainda em criança. Segundo os relatos da época, Atanásio estava juntamente com amigos a brincar na praia, mimicando o rito cristão do baptismo, o Patriarca de Alexandria, Alexandre, ao visualizar o momento, convida Atanásio e os seus amigos para seguirem a via religiosa. Sob a protecção e orientação de Alexandre, Atanásio é ordenado diácono em 319, e em 325 serve como secretário de Alexandre numa das reuniões mais importantes da História do Cristianismo, o Concilio de Niceia.

A 9 de Maio de 328 Atanásio de Alexandria foi nomeado Patriarca de Alexandria, em substituição do já idoso Alexandre. A vida de Atanásio ficou marcada pelo constante conflito teológico que tinha com os arianos, seguidores de Ário que colocavam em causa a Santíssima Trindade, algo que chocava completamente com a perspectiva ortodoxa de Atanásio.

A perspectiva fervorosa que tinha relativa ao cristianismo, e repudio ao arianismo e paganismo, valerem-lha o exílio por cinco vezes. O primeiro exílio foi ordenado pelo Imperador Constantino I em 335, que o acusou de interferência na exportação de cereais do Egipto, fundamentais para a sobrevivência alimentar do Império. Em 338 o exílio é renovado por Constâncio II, filho de Constantino I, até 346.

Em 356 Constâncio II, numa medida pro-ariana, volta a banir Atanásio de Alexandria. Foi exilado alguns meses entre 362 e 363 por Juliano, um Imperador favorável ao paganismo e contra o Cristianismo. O último exílio foi ordenado pelo Imperador Valente, e com a questão centrada novamente no arianismo. Valente era defensor das ideias arianas.

Retoma definitivamente o papel de Patriarca de Alexandria em 366 até à sua morte em 373, passou os últimos anos de vida a pregar livremente e a reconstruir aquilo que havia sido perdido em Alexandria, quer em termos materiais quer em espirituais, dos constantes conflitos com os arianos. Foi um dos maiores defensores das conclusões do Concilio de Niceia, que carburavam a sua perspectiva cristã.

900 Visualizações 1 Total

References:

LEBRUN, François; As grandes datas do cristianismo, Editorial Notícias, 1992

 

900 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.