O que é um Anjo
O termo anjo (palavra de origem grega que significa ‘mensageiro‘) surge na Bíblia Cristã, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento, querendo significar o enviado, o mensageiro de Deus. O seu significado está, portanto, associado à sua função e não à sua natureza. Desta forma, o termo anjo tanto pode ser aplicado tanto a seres humanos como a seres celestiais sobre-humanos. Contudo, com o passar do tempo, o termo passou a designar qualquer criatura celeste superior aos homens mas inferior a Deus, a quem Deus atribuía algum tipo de função na Terra ou no Céu.
Tipos de Anjos
Na Bíblia podem ser encontrados diversos tipos de anjos sem contudo explicar a natureza de cada um (alguns exemplos são os anjos, arcanjos, serafins, querubins, etc.). Posteriormente, e em particular nos primeiros séculos da era Cristã, os teólogos teorizaram muito sobre a sua natureza, origens, funções, hierarquia, número e até sexo.
Apesar da grande importância que lhes foi dada na literatura cristã primitiva, actualmente muitos teólogos cristãos são da opinião de que não existem bases sólidas capazes de provar a existência de tais seres se bem que oficialmente a Igreja continue a acreditar neles e a ser aceites como seres protectores, guias e mensageiros de Deus.