Acazias refere-se a dois personagens da Bíblia, curiosamente ambos referem-se a Reis, no entanto, ao passo que um destes reis dominava sobre o Reino do Norte, o outro Rei tinha domínio sobre o Reino do Sul. Apesar disso, ambos tinham uma relação familiar. O seu nome significa Jeová (ou Javé Apoderou-se).
Acazias de Judá
Acazias é filho de Jeorão e Atalia, neto de Jezabel e Acabe pela parte da mãe, sobrinho do outro Acazias que governou ao norte, e neto de Jeosafá da parte paterna. Também se permite a forma Azarias. É alistado como rei de Judá, apenas por um ano (eventualmente o ano de 906 A.C.). Durante o reinado do seu pai Jeorão, os filisteus e os árabes invadiram Judá e levaram cativos todos os filhos de Jeorão, excepto talvez o mais novo, Acazias, que também recebe o nome de Jeoacaz. A identificação de Acazias com Jeoacaz é porém incerta. Ao ascender ao trono Acazias tinha 22 anos de idade, e recebeu uma forte influência negativa da parte da sua mãe Atalia. Visto que a mãe era filha de Jezabel, ela influenciou-o grandemente a fazer as mesmas coisas que a casa de Acabe vinha a fazer nos últimos anos, que provocavam a ira do Deus dos hebreus Jeová. Acompanhou também o seu tio Jeorão, Rei de Israel à data, numa batalha contra a Síria em Ramote Gileade, onde Jeorão foi ferido. Algum tempo depois, Acazias visitou o seu tio convalescente na capital do Reino do norte Jezreel.
(2 Reis 8:28, 29) “Consequentemente, ele foi com Jeorão, filho de Acabe, à guerra contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade, mas os sírios golpearam a Jeorão. 29 Portanto, Jeorão, o rei, retornou para se curar em Jezreel das feridas que os sírios chegaram a infligir-lhe em Ramá, quando lutou contra Hazael, rei da Síria. Quanto a Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, desceu para visitar Jeorão, filho de Acabe, em Jezreel, pois estava doente.” – Bíblia com Referências
Na ocasião em que ele visitava o seu tio, um dos generais de Jeorão, de nome Jeú, foi ungido por Eliseu para eliminar a casa de Acabe. Jeú abateu Jeorão, e Acazias conseguiu fugir. Nesta ocasião Jeú não perseguiu Acazias, mas Acazias não conseguiu chegar até Jerusalém. Parece que apenas conseguiu chegar até Samaria, onde tentou esconder-se. Os homens de Jeú perseguiram Acazias e descobriram-no na cidade de Samaria, onde o capturaram. Então levaram-no até Jeú que estava perto da cidade de Ibleão, que não distava muito de Jezreel. Quando Jeú viu Acazias ordenou que os seus homens o matassem no seu carro. Isto se deu porque apesar de ser descendente de David, e portanto, da linhagem messiânica, ele também era descendente da casa de Acabe, por parte da sua mãe. Os homens golpearam a Acazias e feriram-no quando subia para Gur, no entanto, Acazias conseguiu escapar e fugir para o Megido, onde veio a morrer dos seus ferimentos. Assim concilia-se o relato apresentado em Reis e no Livro das Crónicas.
Segundo Crônicas 22:7 indica que a morte de Acazias ocorreu “da parte de Deus”, e, assim, Jeú atuou como executor da parte de Deus ao matar esse homem que tinha companheirismo com a condenada casa de Acabe. Acazias é também mencionado como “Azarias”, em 2 Crônicas 22:6 (embora, aqui, 15 manuscritos hebraicos rezem “Acazias”), e como “Jeoacaz”, em 2 Crônicas 21:17; 25:23 (um caso de transposição do nome divino para servir de prefixo, ao invés de sufixo).
Após a sua morte, a sua mãe Atalia, matou todos os seus descendentes, excepto Jeoás que foi escondido no templo de Jeová. Nesta altura Jeoás era um bebé e Atalia talvez não se tivesse apercebido da sua existência, ou Deus talvez a tenha feito desperceber a existência do menino. Ela desejava o trono do seu filho para si. A associação de Jeosafá com a casa de Acabe trouxe problemas quer para Jeorão, que era instigado pela esposa, quer para Acazias que foi instigado pela sua mãe, quer para os filhos de Acazias que acabaram por ser mortos à mão da sua avó.