Quem foi Abisai
Abisai (do hebraico Avishai, que significa ‘o pai existe’) é uma personagem da Bíblia, sendo apresentado como um dos chefes militares pertencentes ao círculo íntimo de David, e um dos mais acérrimos defensores do rei. Era o mais velho de três irmãos, todos eles filhos de Seruia, uma das irmãs de David, e por isso sobrinhos do rei e netos de Jessé. Um dos irmãos era Joab, que veio a ser comandante dos exércitos de David, e o outro era Asael, um soldado conhecido pela sua velocidade em corrida. Apesar de todos eles terem sido apoiantes de David, Abisai deverá ter sido o primeiro a juntar-se-lhe, numa altura em que este era ainda um foragido que lutava contra o rei Saúl.
Abisai é geralmente apresentado como um homem impulsivo e violento, certamente com o objetivo de contrastar com a compaixão e personalidade mais suave de David. Muitas das queixas de violência no tempo de David recaem sobre Abisai (e também sobre o seu irmão Joab), mas o que é certo é na maioria dos casos, David os usava em seu proveito.
A primeira aparição de Abisai na Bíblia ocorre num episódio relatado no Primeiro Livro de Samuel, quando este se oferece como voluntário para acompanhar David numa infiltração num acampamento de Saúl. Sendo uma pessoa com evidente impulsividade, tentou logo matar Saúl, mas foi impedido por David. Anos mais tarde, quando Absalão, primo de Abisai e filho de David se rebelou, e David teve que fugir, foi novamente impedido de assassinar um benjaminita de nome Semei, familiar do falecido Saúl. David não conseguiu contudo impedir que, pouco depois da morte de Saúl, Abisai conjurasse com o seu irmão Joab, para matar Abner, o primeiro comandante de Saúl. O assassinato seria uma vingança pela morte do seu irmão Asael e também porque na altura Abner apoiava a pretenção ao trono de Isboset, filho de Saúl. David terá ficado tão zangado que deu a Abner um funeral de Estado.
Outros feitos heróicos incluem um célebre episódio em que sozinho matou com a sua lança 300 inimigos. Numa outra ocasião liderou um ataque em que foram mortos cerca de 18 mil edomitas. Liderou também um dos batalhões de 100 homens que foram usados por David para combater e reconquistar o país aquando da revolta de Absalão. Os outros dois esquadrões eram liderados por seu irmão Joab e por um filisteu de nome Itai que apoiava David.
Na última batalha registada em que David participou existe também uma referência a Abisai – nesta batalha, David lutava contra um filisteu de longa estatura, de nome Isbi Benobe. Ele estava pronto para atacar e matar David, que já estava envelhecido e cansado. Foi Abisai que veio em seu auxílio e golpeou o filiseu matando-o. Após este incidente o exército de Israel decidiu que David, não iria mais sair com o exército para a luta.
Abisai deverá ter morrido antes de David já que não é mencionado nos conflitos sobre a sucessão em que seu irmão Joab saiu perdedor.